Notícias

Arquidiocese de Vitória reúne prefeituras e Governo na luta contra Zika vírus

Publicada em 15/12/2015, às 15h12

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Jaldecy Pereira


Diego Alves
Reunião Mitra Diocesana - Zika
Prefeito Luciano Rezende conversou com Dom Luiz Mancilha sobre a união de esforços na luta contra o mosquito Aedes aegypti

Uma união de forças contra o Aedes aegypti, o mosquito transmissor de três doenças graves: Zika vírus, dengue e chikungunya. Isso resume bem o que foi o encontro entre o arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, os prefeitos da Grande Vitória, vice-governador e secretários de Estado, na manhã desta terça-feira (15).

O encontro aconteceu na Mitra Diocesana, que fica na Cidade Alta, Centro Histórico. O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, disse que a cidade está empenhada e mobilizada para acabar com os focos do mosquito, principalmente com a busca ativa e o monitoramento das gestantes, cujos bebês têm um risco maior de nascer com microcefalia.

"Nossa ideia é reunir com os padres pois esses líderes têm uma influência enorme nas famílias, e nós queremos que, ao final de cada missa, lembrem não só a situação delicada que vivemos, mas como fazer para resolver. É muito importante dar aos fiéis que vão às igrejas os caminhos para resolver a questão", disse Luciano, lembrando que 70% dos focos do mosquito estão dentro de nossas casas e locais de trabalho.

Responsabilidade

Durante o encontro, o prefeito destacou a responsabilidade das famílias pelos seus espaços domiciliares. "O espaço do lar é muito próprio da família. Ela tem acesso muito mais rápido e diário do que o poder público a locais como ralo, vaso sanitário, caixas d’água, aquela parte atrás da geladeira que acumula água do desgelo, calhas. Todos esses locais precisam ser observados", alertou o prefeito.

O arcebispo Dom Luiz disse que, para a Igreja Católica, o combate ao mosquito também é uma questão de fé. O religioso garantiu que todos os padres irão colaborar. "Todos os nossos padres vão colaborar. Os padres vão entregar materiais informativos aos fiéis ao final de cada missa e vão poder alertar sobre os riscos dessas doenças transmitidas pelo mosquito", disse.


Voltar ao topo da página