Notícias
Alvimar Silva é a escola campeã da 51ª edição dos Jogos Escolares de Vitória
Publicada em 01/09/2023, às 13h40 | Atualizada em 01/09/2023, às 13h46
Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Muita emoção, festa das escolas campeãs e sentimento de dever cumprido. Nesta quinta-feira (31) os estudantes da rede municipal de ensino se despediram da 51ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), em uma cerimônia realizada no ginásio do Tancredão.
O evento marcou a entrega dos troféus das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) vencedoras em cada modalidade, além do anúncio das escolas campeãs da 51ª edição do Jemvi, que alcançaram as maiores pontuações na classificação geral da competição.
Pelo segundo ano consecutivo, a grande campeã foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alvimar Silva, de Santo Antônio. A escola conquistou o 1º lugar no basquete feminino e masculino infantil, no atletismo na categoria masculino infantil e nos jogos de tabuleiro, nas categorias feminino mirim e masculino infantil. Além disso, conquistaram medalha de prata no handebol, basquete, atletismo e jogos de tabuleiro, nas categorias masculino mirim, e no voleibol, na categoria feminino mirim. Por fim, conquistaram a medalha de bronze no handebol, categoria masculino infantil, e no futsal, nas categorias feminino infantil e masculino mirim e infantil. Tais resultados renderam a soma de 91 pontos.
"O sentimento é de dever cumprido, de muita emoção e satisfação, em saber que os nossos estudantes conseguiram alcançar esse objetivo. Os alunos são focados, eles gostam mesmo, eles têm em si, na sua veia, aquela competitividade estimulada e engajada pelo professor de educação física, que também nos ajuda muito como treinador deles. Eu, como gestora, faço tudo o que for possível para trazer esses meninos e fazer com que o acesso permanente deles a essas atividades e a outras, seja garantido. É essa parceria de todos que faz com que a gente consiga resultados positivos. Os nossos estudantes ainda estão comemorando e eles devem mesmo comemorar, eles precisam comemorar, porque é uma vitória maravilhosa", disse a diretora da Emef, Flávia Souza.
Flávia reforçou que o reconhecimento que os estudantes tiveram na cerimônia também fez com que eles se sentissem valorizados e, segundo ela, isso ajuda também no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. "A gente sabe melhor do que ninguém que, para aprender, você precisa estar afetado e afetado com coisas que ele goste. Afetado com a educação, com carinho, com acolhimento, com respeito, que é uma prática constante dos nossos estudantes e da nossa Emef. Estamos sempre buscando o melhor para os nossos alunos, buscando sempre que eles alcancem mais e maiores voos. E vamos embora, vamos embora para cima. Que venha 2024", frisou a diretora.
Em segundo lugar, também pelo segundo ano consecutivo, ficou a Emef Éber Louzada Zippinotti, de Jardim da Penha. A unidade de ensino somou 63 pontos, sendo campeã no handebol, na categoria feminino infantil, e nos jogos de tabuleiro, nas categorias feminino infantil e masculino mirim. As medalhas de prata foram no atletismo, categoria feminino infantil, nos jogos de tabuleiro, nas categorias feminino mirim e masculino infantil, e no futsal, categoria feminino infantil. Por fim, conquistaram a medalha de bronze no voleibol, na categoria feminino infantil.
"O vice-campeonato representapara a escola Éber Louzada o resultado de um trabalho de muita dedicação e empenho de toda uma comunidade escolar. Professores, especialmente os de Educação Física, coordenadores, pedagogos, pais e estudantes. E, assim, é fruto também da dedicação e do treino desses estudantes. Agradeço às famílias que acreditaram nesse projeto, permitindo e incentivando que os meninos participassem. E foi muito positivo. É muito positivo para a comunidade a participação nesses eventos. Para os estudantes, de maneira geral, contribui para a socialização, para a autoestima, para a integração entre diversas turmas, porque tem estudantes de diversas idades diferentes. Então, é muito gratificante ver os meninos crescendo e evoluindo como cidadãos, como pessoas", agradeceu a diretora da Emef, Evania Nunes.
Completando o pódio desta edição do Jemvi, em terceiro lugar ficou a Emef Heloisa Abreu Judice de Mattos, sendo campeã nas modalidades de handebol, categorias feminino e masculino mirim, e no atletismo, categorias masculino mirim e feminino infantil. A unidade de ensino ficou com a medalha de prata no basquete e no atletismo, na categoria feminino mirim. Além disso, conquistou duas medalhas de bronze no handebol e no voleibol, nas categorias feminino e masculino infantil.
A cerimônia
Além da entrega dos troféus, a cerimônia teve apresentação da equipe de cheerleading da Ufes, "Ufescheer", da equipe de ginástica rítmica da Emef em Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira e uma apresentação áerea das meninas da Emef Professor João Bandeira, com o tema "O circo invade as trends". Com a arquibancada do ginásio cheia, as apresentações foram muito celebradas e aplaudidas pela plateia.
A diretora da Emef João Bandeira, Grasielle Varejão, se emocionou com a apresentação e falou sobre o orgulho que sente em ver as alunas sendo protagonistas. "É sempre uma enorme emoção assistir nossos estudantes. Quando conhecemos um pouquinho da história de cada um, percebemos o quão importante é oferecer um projeto como o Circo. Sabemos que são momentos de realização pessoal que eles levarão para vida toda e assim vamos resgatando os sentimentos mais puros que existem dentro de cada um deles com uma entrega linda para à plateia", destacou.
Quem também fez questão de comparecer para prestigiar os estudantes e entregar os troféus para as campeãs foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado pela secretária de Educação, Juliana Rohsner, pelo secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, e pelo subsecretário de Esportes e Lazer, Índio Ferreira.
"Sabemos da importância do esporte para a nossa cidade. Por isso temos investido nessa área. E uma cerimônia como essa, celebrando a parceria da educação com o esporte, nos deixa com a certeza de que estamos no caminho certo. Aqui nós temos educação, esporte, e sobretudo formação de jovens para o futuro, e isso é o mais importante. Incentivem seus filhos a participarem das atividades oferecidas aqui, pois elas podem ajudá-los a construir um futuro mais promissor. Compartilhem essa esperança com seus filhos e incentivem também a educação, pois ela é o caminho para um futuro melhor", disse o prefeito.
Por sua vez, a secretária de Educação, Juliana Rohsner, reforçou a importância do esporte para a formação social e pessoal dos educandos e também parabenizou as apresentações artísticas que deram início à cerimônia. "Parabéns as professoras Ana Flávia, Rose Luz e Fernanda Paiva pelo excelente trabalho, e as seis escolas participantes do projeto de Cheerleading. Obrigada a toda equipe envolvida e aos professores por deixarem marcas inesquecíveis nos corações dos alunos. Hoje é a celebração de uma festa, a festa do esporte, da educação, e da oportunidade que o coletivo faz junto. Foram três meses de muito trabalho, e por isso agradeço a equipe da Seme pela dedicação e empenho. Assim encerramos a 51ª edição dos jogos escolares, muito obrigado a todos vocês".
Estudantes protagonistas
Mariah Ribeiro, estudante do 9º ano da Emef Éber Louzada Zippinotti, falou sobre a participação no Jemvi. Segundo ela, foi uma experiência inesquecível que ela levará consigo para o resto da vida. "Foi incrível! Me identifiquei ainda mais com a prática esportiva, que eu já gostava, mas agora se tornou ainda mais importante. Representar a escola em esportes como handebol e futsal não tem preço. Significa muito, e também me proporcionou novas amigas, aprender sobre trabalho em equipe, disciplina e determinação. É uma grande satisfação receber as medalhas e, hoje, o troféu", disse a estudante.
Clayton Vinicius, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Emef Alvimar Silva, falou sobre o sentimento de ser campeão. "É muito significativo para nós sermos os vencedores do Jemvi novamente. Foram jogos intensos e muito difíceis, mas conseguimos novamente as vitórias necessárias. Muito feliz", pontuou.
CLASSIFICAÇÃO GERAL - JEMVI 51ª edição
- 1º - EMEF ALVIMAR SILVA
- 2º - EMEF EBER LOUZADA ZIPPINOTTI
- 3º - EMEF HELOISA ABREU JÚDICE DE MATTOS
- 4º - EMEF VERCENÍLIO DA SILVA PASCOAL
- 5º - EMEF ADEVALNI SYSESMUNDO FERREIRA DE AZEVEDO
- 6º - EMEF ELZIRA VIVACQUA DOS SANTOS
- 7º - EMEF ANACLETA SCHNEIDER LUCAS
- 8º - EMEF OCTACÍLIO LOMBA
- 9º - EMEF IZAURA MARQUES DA SILVA
- 10º - EMEF ÁLVARO DE CASTRO MATTOS
- 11º - EMEF MOACYR AVIDOS
- 12º - EMEF MARECHAL MASCARENHAS DE MORAES
- 13º - EMEF PADRE GUIDO CEOTTO
- 14º - EMEF ADÃO BENEZATH
- 15º - EMEF SUZETE CUENDET e EMEF ARTHUR DA COSTA E SILVA
- 17º - EMEF FRANCISCO LACERDA DE AGUIAR
- 18º - EMEF ORLANDINA D'ALMEIDA LUCAS
- 19º - EMEF MARIA STELLA DE NOVAES
- 20º - EMEF PADRE ANCHIETA
- 21º - EMEF ALBERTO DE ALMEIDA
- 22º - EMEF ZILDA ANDRADE
- 23º - EMEF EXPERIMENTAL DE VITÓRIA - UFES
- 24º - EMEF EDNA DE MATTOS SIQUEIRA GOMES e EMEF MARIA MADALENA DE OLIVEIRA DOMINGUES
- 26º - EMEF EUNICE PEREIRA SILVEIRA
- 27º - EMEF MAURO BRAGA
- 28º - EMEF CECILIANO ABEL DE ALMEIDA e EMEF MARIA JOSÉ COSTA MORAES
- 30º - EMEF OTTO EWALD JÚNIOR
- 31º - EMEF JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA e EMEF MARIETA ESCOBAR
- 33º - EMEF TANCREDO DE ALMEIDA
- 34º - EMEF PAULO REGLUS NEVES FREIRE
- 35º - EMEF PREZIDEU AMORIM; EMEF RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA; EMEF REGINA MARIA SILVA e EMEF JOÃO BANDEIRA