Notícias

Alvará Mais Fácil emite mais de 1,6 mil licenças e ajuda a empreender

Publicada em 19/06/2020, às 15h50

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Alvará Mais Fácil - Site (Portal
Com o Alvará Mais Fácil, é possível tirar essas três licenças com apenas um processo virtual (ampliar)

Desde a implantação do Alvará Mais Fácil, programa de desburocratização de licenças implantado em 2017 para facilitar a vida de quem empreende em Vitória, 1.685 alvarás de localização e de funcionamento, ambiental e sanitário foram emitidos em três anos. Com o sistema, é possível tirar essas três licenças com apenas um processo virtual.

A grande maioria das licenças expedidas, no total de 1.080, é de alvarás de localização, junto à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec). Foram 489 licenças ambientais, expedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e 116 alvarás sanitários, emitidos pela Vigilância Sanitária (Visa/Semus).

"Nos últimos anos, os empreendedores acompanham essa inovação da Prefeitura de Vitória de simplificar a documentação, os procedimentos internos e o sistema de entrada dos processos, que se tornaram virtuais. Reduzimos o tempo de expedição da licença e os custos para quem vai investir na capital. Queremos facilitar a vida dos empreendedores e contribuir com a abertura de muitas empresas para dinamizar a economia na cidade", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos.

"O Alvará Mais Fácil permitiu a redução de impressos e do tempo de tramitação dos processos. Além disso, neste momento de pandemia, é possível que a Vigilância Sanitária dê continuidade no trabalho, oportunizando um acesso mais fácil e rápido ao requerente, com a comodidade de resolver tudo de casa", disse a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert.

Os dados foram levantados pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI) de meados de 2017 até o dia 15 de junho de 2020.


Voltar ao topo da página