Notícias

Alunos farão plantio de mudas da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande

Publicada em 06/08/2019, às 16h13

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Plantio
Alunos da Emef Heloisa Abreu farão o plantio de espécies da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande nesta quarta (ampliar)
Divulgação Semmam
Plantio
Atividade faz parte do projeto "Fonte Grande: Olhares sobre Vitória" (ampliar)

Alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu Júdice de Mattos, de Bela Vista, farão o plantio de árvores da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande, nesta quarta-feira (7).

Serão 25 mudas de palmeira jussara, pau ferro, aroeira e pau sabão. Educador ambiental do Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque, Wilson de Souza destacou a importância da ação. "Esse plantio é uma ação de recuperação de áreas degradadas".

Após o plantio, os estudantes farão a trilha da Pedra da Batata, que leva ao Mirante do Sumaré. Na paisagem, avistarão a Emef Heloisa Abreu, que fica ao lado da Mata Atlântica de encosta que se regenerou após um grande incêndio que quase atingiu a unidade educacional no ano de 2007.

A atividade faz parte do projeto de Educação Ambiental "Fonte Grande: Olhares sobre Vitória", desenvolvido junto aos estudantes em sala de aula. 

Paisagem

"Será a vez de a turma ir a campo para ter a oportunidade de interpretar a paisagem a partir dos mirantes e se sensibilizar com a importância da fauna e da flora da Mata Atlântica para escola, comunidade e município", afirmou a professora de Geografia Doris de Oliveira da Penha Bomfim.

O projeto da escola tem como parceiros a administração e o Centro de Educação Ambiental.

Parque

O Parque da Fonte Grande está localizado no Maciço Central da Ilha de Vitória, contrastando com a agitação da metrópole e sendo um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza. Na capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

Ao longo de seus 2.180.000 m² (217,58 hectares), podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. 

O Parque da Fonte Grande conta com Centro de Educação Ambiental (CEA), que desenvolve processos educativos por meio de projetos com a comunidade do entorno, instituições de ensino e grupos organizados. Para mais informações, basta ligar para o telefone 3382-6576 e falar com o educador ambiental Wilson de Souza.


Voltar ao topo da página