Alunos farão plantio de mudas da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande
Publicada em
Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi
Divulgação Semmam
Alunos da Emef Heloisa Abreu farão o plantio de espécies da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande nesta quarta (ampliar)
Divulgação Semmam
Atividade faz parte do projeto "Fonte Grande: Olhares sobre Vitória" (ampliar)
Alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu Júdice de Mattos, de Bela Vista, farão o plantio de árvores da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande, nesta quarta-feira (7).
Serão 25 mudas de palmeira jussara, pau ferro, aroeira e pau sabão. Educador ambiental do Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque, Wilson de Souza destacou a importância da ação. "Esse plantio é uma ação de recuperação de áreas degradadas".
Após o plantio, os estudantes farão a trilha da Pedra da Batata, que leva ao Mirante do Sumaré. Na paisagem, avistarão a Emef Heloisa Abreu, que fica ao lado da Mata Atlântica de encosta que se regenerou após um grande incêndio que quase atingiu a unidade educacional no ano de 2007.
A atividade faz parte do projeto de Educação Ambiental "Fonte Grande: Olhares sobre Vitória", desenvolvido junto aos estudantes em sala de aula.
Paisagem
"Será a vez de a turma ir a campo para ter a oportunidade de interpretar a paisagem a partir dos mirantes e se sensibilizar com a importância da fauna e da flora da Mata Atlântica para escola, comunidade e município", afirmou a professora de Geografia Doris de Oliveira da Penha Bomfim.
O projeto da escola tem como parceiros a administração e o Centro de Educação Ambiental.
Parque
O Parque da Fonte Grande está localizado no Maciço Central da Ilha de Vitória, contrastando com a agitação da metrópole e sendo um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza. Na capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.
Ao longo de seus 2.180.000 m² (217,58 hectares), podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego.
O Parque da Fonte Grande conta com Centro de Educação Ambiental (CEA), que desenvolve processos educativos por meio de projetos com a comunidade do entorno, instituições de ensino e grupos organizados. Para mais informações, basta ligar para o telefone 3382-6576 e falar com o educador ambiental Wilson de Souza.