Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Alunos farão plantio de mudas da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande

Publicada em 06/08/2019, às 16h13

Por Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam

Plantio

Alunos da Emef Heloisa Abreu farão o plantio de espécies da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande nesta quarta (Ampliar imagem)

Plantio

Atividade faz parte do projeto "Fonte Grande: Olhares sobre Vitória" (Ampliar imagem)

Alunos do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloisa Abreu Júdice de Mattos, de Bela Vista, farão o plantio de árvores da Mata Atlântica no Parque da Fonte Grande, nesta quarta-feira (7).

Serão 25 mudas de palmeira jussara, pau ferro, aroeira e pau sabão. Educador ambiental do Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque, Wilson de Souza destacou a importância da ação. "Esse plantio é uma ação de recuperação de áreas degradadas".

Após o plantio, os estudantes farão a trilha da Pedra da Batata, que leva ao Mirante do Sumaré. Na paisagem, avistarão a Emef Heloisa Abreu, que fica ao lado da Mata Atlântica de encosta que se regenerou após um grande incêndio que quase atingiu a unidade educacional no ano de 2007.

A atividade faz parte do projeto de Educação Ambiental "Fonte Grande: Olhares sobre Vitória", desenvolvido junto aos estudantes em sala de aula. 

Paisagem

"Será a vez de a turma ir a campo para ter a oportunidade de interpretar a paisagem a partir dos mirantes e se sensibilizar com a importância da fauna e da flora da Mata Atlântica para escola, comunidade e município", afirmou a professora de Geografia Doris de Oliveira da Penha Bomfim.

O projeto da escola tem como parceiros a administração e o Centro de Educação Ambiental.

Parque

O Parque da Fonte Grande está localizado no Maciço Central da Ilha de Vitória, contrastando com a agitação da metrópole e sendo um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza. Na capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

Ao longo de seus 2.180.000 m² (217,58 hectares), podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. 

O Parque da Fonte Grande conta com Centro de Educação Ambiental (CEA), que desenvolve processos educativos por meio de projetos com a comunidade do entorno, instituições de ensino e grupos organizados. Para mais informações, basta ligar para o telefone 3382-6576 e falar com o educador ambiental Wilson de Souza.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site