Notícias

Alunos do curso de barbeiro transformam visual de atendidos de albergue

Publicada em 19/08/2019, às 12h02

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Rosa Blackman


Divulgação Semcid
Curso de corte de cabelo
Alunos do curso de barbeiro fizeram corte de cabelo e barba de atendidos do Albergue para Migrantes (ampliar)
Divulgação Semcid
Curso de corte de cabelo
Alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam no curso do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado (ampliar)

"Estou me sentindo muito melhor. Posso dizer até que mais bonito. Um corte simples (raspado em baixo e mais altinho em cima) e a barba feita me deixaram feliz". A afirmação é de Sérgio Santos, um frequentador do Albergue para Migrantes, localizado em Mário Cypreste, atendido por um dos alunos do curso de barbeiro oferecido pelo projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado.

Luciano dos Santos fez questão de dar nota ao serviço e ao tratamento recebido. "Nota 10. O menino tem habilidade com a máquina. Ele conseguiu consertar um corte que tinha feito. Antes paguei R$ 15,00 e não gostei. Aqui fiz de graça e ficou muito bom. Nem parece que ele é aluno, que ainda está aprendendo".

Os elogios deixaram o aluno do curso Breno Neves, de 19 anos, ainda mais confiante em seguir a profissão de barbeiro. "Eu só brincava de cortar o cabelo de algumas pessoas da minha família. Com o curso, já começo a sonhar em ter minha barbearia. Sei que preciso de mais experiência e juntar dinheiro. Mas já sonho com meu espaço", revelou o aluno mais novo da turma.

Já o aluno Brendo Ramos Araújo, de 24 anos, disse que quer ser reconhecido pela qualidade do seu ofício. "Estou me esforçando muito. Quero continuar a aprender, quero trabalhar e fazer o melhor que puder. Quero ver as pessoas levantando da cadeira, olhando para o espelho com aquele ar de satisfação e felicidade".

E quem acha que barbearia é lugar só para homens ainda não viu a aluna Denise do Amaral nas aulas práticas do curso. Além da concentração, leveza e habilidade no manejo dos equipamentos, Denise ainda recebe cada 'modelo' com um belo sorriso no rosto. "Para mim é um privilégio participar desse curso. Estou fazendo o que eu gosto. Tenho amor pelo que estou aprendendo e tendo a oportunidade de aplicar. Quero crescer até montar minha própria barbearia".

Projeto

Denise, Breno e Brendo fazem parte da turma de 15 alunos do curso de barbeiro do projeto Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado, desenvolvido pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho/Gerência de Qualificação do Trabalhador (Semcid), em parceria com o Procon Vitória.

O curso, que começou em julho, encerra suas aulas no próximo dia 4 de setembro, e na próxima semana, a aula prática de atendimento será para os usuários do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que funciona como porta de entrada para adultos em situação de rua da rede da proteção social especial.

Divulgação Semcid
Curso de corte de cabelo
Divulgação Semcid
Curso de corte de cabelo

Voltar ao topo da página