Notícias

Aluno da Emef Álvaro de Castro Mattos lança livro infantil

Publicada em 02/10/2019, às 16h19

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Livro Floresta Encantada
Pedro conta histórias de seu livro para alunos das unidades da rede municipal de ensino (ampliar)

A noite desta quinta-feira (3) será especial para os estudantes e profissionais da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha, principalmente para um aluno, o Pedro Rezende, de 13 anos e do 7º ano matutino.

É que a escola vai promover, às 18h30, o lançamento do livro “Floresta Encantada”, que foi todo escrito e ilustrado pelo próprio Pedro, sob a supervisão da professora Andressa Paraíso e com o incentivo de toda a comunidade escolar.

A obra é voltada para o público infantil e, de maneira lúdica, traz poemas autorais sobre o cuidado com a fauna, a flora e a nossa relação com a natureza.

Para ler e baixar o livro “Floresta Encantada” gratuitamente, basta clicar aqui.

Diálogos com Pedro

Na noite de lançamento, a escola vai promover uma roda de conversa com o estudante e autor, além da apresentação musical das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcanti. O evento é aberto a toda comunidade escolar.

Processo criativo

A história de “Floresta Encantada” começou em 2018, quando Pedro, que é atendido pela modalidade de Altas Habilidades no contraturno escolar, demonstrou o desejo de estudar poesia.

“Fizemos muitas pesquisas sobre o tema, estudando Drummond, Cecília Meirelles e Elisa Lucinda, entre outros autores. Então percebi o interesse dele sobre as poesias lúdicas, voltadas para o público infantil. Foi aí que eu o apresentei ao trabalho da poetisa Roseana Murray, com o livro Classificados Poéticos. Ele se identificou rapidamente e começou a pesquisar muitas poesias que se alinhavam a esse estilo. Daí surgiu a grande ideia do Pedro: de escrever para crianças. Ali começava a ganhar forma o seu primeiro livro infantil”, conta a professora Andressa Paraíso.

Diário de bordo

Especializada em Altas Habilidades e Superdotação, ela explica como o estudante criou os poemas que compõem a obra.

"Decidido a criar o livro, Pedro começou a escrever suas próprias poesias, numa espécie de ‘diário de bordo’, onde brincava com as rimas, escrevia, reescrevia, apagava quando não gostava. Mas aos poucos ele foi escrevendo pequenos poemas sobre animais fantásticos e colocando todo o sentimento nesse trabalho. O título veio depois, quando ele resolveu chamar sua coleção de poemas de Floresta Encantada”, revela.

A partir daí foi um longo processo até a impressão final da obra. Em diálogo com amigos, apoiadores e com a família do aluno, Andressa buscou caminhos e, depois de muitas conversas, conseguiu uma doação para a impressão oficial do material.

“Acho que ninguém escreve apenas para si. Quem escreve, escreve para ser amado, para encantar e ser encantado. Devemos sempre incentivar isso”, afirma a professora e entusiasta.

Divulgação Seme
Livro Floresta Encantada
Nas rodas de conversa com os pequenos, Pedro responde às perguntas e curiosidades e ainda faz a divulgação de sua obra (ampliar)

Rodas de leitura

Quando Pedro terminou de escrever o livro, Andressa fez uma impressão piloto da obra, para que o estudante pudesse percorrer as escolas realizando a contação e divulgação de “Floresta Encantada”.

A primeira unidade a receber a ação foi o Cmei Zenaide Genoveva, de Jardim da Penha. Pedro havia sido aluno dali durante o ensino infantil, o que tornou o momento ainda mais emocionante.

Sob a atenção dos pequeninos, ele foi ouvido atentamente, respondeu perguntas e se encantou com o enorme carinho demonstrado por parte das crianças. A roda de leitura foi tão proveitosa que a equipe escolar o convidou para a abrir a Semana Literária do Cmei, realizada anualmente.

Desde então, Pedro tem percorrido as unidades de ensino da rede municipal com o projeto de contação de histórias a partir do seu livro de poemas. No próximo mês de novembro ele tem encontro marcado na Semana Literária da Emef Álvaro de Castro Mattos.


Voltar ao topo da página