Notícias

Alegria toma conta do CCTI no arraiá dos idosos

Publicada em 26/07/2019, às 17h45

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
D. Marlene, Laura, Geneci e Luzia no Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para a Terceira Idade
Marlene, Laura, Geneci e Luzia curtiram o Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para a Terceira Idade do Centro
Elizabeth Nader
D Maria Jose da Silva Pereira no Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para a Terceira Idade
Maria José Silva Pereira vestiu roupa típica e disse que festa a faz lembrar suas origens nordestinas

Muitos sorrisos, roupas e brincadeiras típicas de Festa Julina e descontração. Esses foram alguns dos atrativos que marcaram o "Arraiá Vem que Tem" no Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro, na tarde desta sexta-feira (26).

Em clima de amizade e sintonia, os idosos dançaram, encenaram a peça com o grupo de teatro do CCTI "Alegria em Cena" e brincaram de pescaria, jogos de argola e correio do amor.

Mesmo há 30 anos em Vitória, Maria José Silva Pereira, de 65 anos, não esquece as origens nordestinas. "Festa Julina para mim é relembrar o passado, mas viver o presente. Muito emoção boa. É relembrar a minha família e mostrar a união de todos os povos. Sinto muito saudades dessa época".

Amizade

Amigas há mais de 20 anos, Luzia, Marlene, Laura e Genesi não conseguiam esconder a alegria de estarem juntas nesse momento festivo. "Para mim, Festa Julina recorda a minha infância pois era sempre muito alegre e divertida. Dançava muita quadrilha", disse Luzia Nonato, 60.

"Só de estar aqui sinto uma grande alegria no meu coração. Fico em paz e tranquila", falou Laura. "Estou com 82 anos muito bem vividos e assim pretendo seguir", ponderou Geneci Castro.

"Para mim, é a realização de um sonho. Não podia participar quando era mais nova. Não tem idade para se realizar um sonho", afirmou Marlene Oliveira Detoni, 65.

Elizabeth Nader
Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para a Terceira Idade
Brincadeiras fizeram a alegria dos idosos no CCTI, como o jogo de argolas
Elizabeth Nader
Teatro no Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para a Terceira Idade
Festa também contou com encenação de teatro de grupo do CCTI do Centro

Convivência

"Esse espaço é maravilhoso. Poder conviver com todos é a hora da bênção dos meus dias. Aqui eu fico mais feliz", ponderou Laura Santos Fard, 82.

Confraternização

"O objetivo da Festa Julina é confraternizar e ampliar os ciclos de convivência das pessoas idosas. É mais uma oportunidade de estarmos fortalecendo esses vínculos entre eles e mostrar a produção do CCTI do Centro. A festa resgata a nossa cultura, que remete ainda mais aos antigos. Às vezes, nos grandes centros, isso é perdido. Então podemos trazer o que foi vivido por eles há algum tempo e que faz parte da história de cada um", explicou o coordenador do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro, Paulo Cassa.

Jardim da Penha

Também na tarde desta sexta-feira (26), o CCTI de Jardim da Penha promoveu a festa "Arraiá O Velho Oeste", com quadrilha, bingo, brincadeiras e comidas típicas.

"Fizemos uma programação muito diversificada para a pessoa idosa aproveitar esses momentos com os familiares e amigos. Nessas datas festivas nós lembramos da infância e devemos valorizar a nossa cultura", mencionou a coordenadora do CCTI de Jardim da Penha, Érica Fortuna.

Matéria relacionada

Dia dos Avós: laços afetivos e de respeito por esses seres tão especiais

Elizabeth Nader
Brincadeiras no Arraiá Vem Que Tem no Centro de Convivência para a Terceira Idade
Festa fortalece os vínculos entre os idosos e amplia seus ciclos de convivência
Divulgação Semas
Festa julina do CCTI de Jardim da Penha
Arraiá também animou os idosos no CCTI de Jardim da Penha

Voltar ao topo da página