Na tarde desta terça-feira (19), o auditório da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS) recebeu uma palestra sobre primeiros socorros voltada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O objetivo do encontro foi orientar e capacitar os profissionais para diferentes situações de emergência. Cerca de 70 agentes participaram da atividade.
O treinamento prático foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), referência nacional em salvamento e atendimento pré-hospitalar. A capacitação teve duração de três horas e contou com a participação do 2º Sargento BM Jardel da Silva Florenço e do Soldado BM Felipe Lourencini Oliveira.
"Essa capacitação vem para trazer mais conhecimento e confiança aos nossos agentes, tanto Comunitários de Saúde quanto de Combate a Endemias, no caso de serem acionados em ações de emergência", afirmou Wanessa Andrade, diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental.
Curso Técnico "Mais Saúde com Agente"
O treinamento integra o Curso Técnico "Mais Saúde com Agente", desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Durante o mês de agosto, está sendo ofertada a disciplina de Primeiros Socorros, com foco em temas essenciais para a atuação desses profissionais em campo, como paradas cardiorrespiratórias, hemorragias, intoxicações, engasgos, afogamentos, traumas e envenenamentos, entre outros.
Esta é a segunda participação do município de Vitória no curso técnico. Atualmente, 191 agentes estão matriculados, sendo 75 de Combate às Endemias e 116 Comunitários de Saúde. Eles são acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, responsáveis por orientar e supervisionar a formação prática.