Notícias

Acolhimento nas unidades de saúde desafoga atendimentos no PA

Publicada em 14/05/2019, às 14h49 | Atualizada em 14/05/2019, às 15h27

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Fachada do Pronto Atendimento de São Pedro
Pacientes só devem recorrer ao Pronto-Atendimento nos casos de urgência e emergência

Vitória conta com 29 unidades de saúde, nas quais é possível resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nos Pronto-Atendimentos da Praia do Suá e de São Pedro, destinados a casos de urgência e emergência.

As US oferecem acolhimento e serviços de saúde para resolver o problema de saúde dos pacientes, incluindo consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares, atividades em grupo e de educação em saúde.

Já os PA´s fazem atendimento apenas de urgências e emergências. Se receber também os outros casos, eles ficam sobrecarregados, com atendimentos que poderiam ser realizados nas unidades de saúde, dificultando o atendimento daqueles que, de fato, necessitam dos serviços.

Estratégia de Saúde da Família

Das 29 unidades de saúde, 23 são de Estratégia de Saúde da Família, com equipes multiprofissionais compostas por agentes comunitários de saúde, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico de família e comunidade, cirurgião-dentista, auxiliar e/ou técnico em saúde bucal e atendem a população cadastrada em seus territórios.

O atendimento nas unidades de saúde pode ser realizado por agendamento online de consultas médicas ou por demanda na própria Unidade.

"Na Atenção Básica, é possível resolver grande parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nos serviços de urgência e emergência, como os Prontos Atendimentos”, aponta a secretária de Saúde Cátia Lisboa.


Voltar ao topo da página