Notícias

Ações educativas em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária

Publicada em 06/08/2019, às 18h27

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vigilância Sanitária
Equipe da Vigilância Sanitária orientou munícipes sobre armazenamento de alimentos na geladeira (ampliar)
André Sobral
Vigilância Sanitária
Armazenamento de produtos de limpeza na dispensa também foi abordado pela equipe (ampliar)

Armazenar alimentos na geladeira ou produtos de limpeza na dispensa parece coisa simples e de conhecimento de todos. Será? Para mostrar que é preciso ter cuidado e atenção aos detalhes no momento de acondicionar produtos que interferem na saúde da população, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) esteve nesta terça-feira (6) no térreo do prédio do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), na Enseada do Suá.

A ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado nesta última segunda-feira (5). Uma das atividades foi o "Jogo dos 7 erros na geladeira", em que as pessoas observavam a forma como os alimentos estavam armazenados e recebiam explicações sobre cada erro, alguns muito comuns.

Edson Bravin, de 73 anos, aposentado do setor de telecomunicações e morador de Jardim da Penha, afirmou que aprendeu muito com a equipe da Visa. "Nem tudo que me disseram eu sabia, como os cuidados que precisamos ter ao comprar produtos em feiras ou sobre o uso correto dos antibióticos, o armazenamento de remédios... A equipe está de parabéns pela iniciativa", declara.

Floripes Botelho Ancântara, 62 anos, trabalha no setor de serviços gerais do Ciac e também gostou das orientações. "Eu não sabia que os ovos não devem ficar na porta da geladeira, por exemplo".

Boas práticas

Para a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert, essas ações são importantes para divulgar as boas práticas sanitárias que evitam o adoecimento.

"A fiscalização é necessária, porém a educação sanitária é ainda mais. Quantas vezes fazemos algo errado por não conhecermos o certo? Um exemplo é o armazenamento de alimentos, pois, quando são acondicionamos corretamente, evitam-se o consumo de alimentos estragados e o adoecimento", explica.

A próxima ação educativa da equipe vai acontecer nesta quinta-feira (8), a partir das 13 horas, no térreo do Palácio Jerônimo Monteiro, sede da Prefeitura de Vitória.

Data

No dia 5 de agosto é celebrado em todo o País o Dia Nacional da Vigilância Sanitária em homenagem ao nascimento de Oswaldo Cruz, o mais conhecido sanitarista da história do Brasil. A data visa promover a conscientização da população sobre a importância das ações da VISA no contexto da saúde pública.

A Vigilância Sanitária atua em defesa da saúde coletiva, desenvolvendo um conjunto de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação, cujo objetivo é impedir que a saúde humana seja exposta a riscos.

Busca combater as causas dos efeitos nocivos gerados em razão de alguma distorção sanitária, na produção e na circulação de bens, como também na prestação de serviços de interesse à saúde.

André Sobral
Vigilância Sanitária
"Nem tudo que me disseram eu sabia, como os cuidados que precisamos ter ao comprar produtos em feiras", disse Edson (ampliar)
André Sobral
Vigilância Sanitária
Ação faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado nesta última segunda-feira (ampliar)

Voltar ao topo da página