Notícias

Ação educativa promove reflexão sobre projetos de vida

Publicada em 26/09/2023, às 10h55 | Atualizada em 26/09/2023, às 10h59

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Papo de responsa na Emef Maria Jose Costa Moraes
Papo de Responsa" na Emef Maria Jose Costa Moraes. (ampliar)

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, localizada em São José, recebeu, nesta segunda-feira (25), uma palestra do projeto "Papo de Responsa", desenvolvido pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). O evento reuniu 182 alunos do 7º e 8º anos e teve como objetivo promover reflexões profundas sobre temas essenciais, como convivência familiar, escolhas, prevenção à violência, sonhos, projeto de vida e perspectivas para o futuro.

O projeto Papo de Responsa busca tornar o processo de falar e escutar acessível e permeável, permitindo que os jovens, inseridos em seu ambiente familiar, levem essas discussões cruciais para dentro de suas casas. Dessa forma, provoca a conversa e, por vezes, a reflexão sobre assuntos como prevenção às drogas, cyberbullying, violência e inclusão social.

A equipe responsável pela palestra, composta pelo Investigador de Polícia e gerente do Papo de Responsa, Alessandro Nascimento da Victoria, além das Investigadoras de Polícia Tania Mara de Souza e Luciene Avelar Rodrigues Daroz, envolveu os alunos em uma conversa franca e inspiradora.

Dois estudantes do 7º ano, Raysla Freitas de Souza e Rebeca Valentina Dutra Cassimiro, compartilharam suas impressões sobre a palestra. Elas destacaram que foi uma experiência incrível e uma "luz no fundo do túnel", onde perceberam que podem sonhar com um futuro melhor, dependendo apenas de seu esforço, dedicação aos estudos e busca de seus sonhos. "É muito bacana que a escola nos proporcione uma oportunidade como essa", completaram.

Foto Divulgação
Papo de responsa na Emef Maria Jose Costa Moraes
Papo de Responsa" na Emef Maria Jose Costa Moraes. (ampliar)

Para os estudantes, participar dessas atividades proporciona uma visão mais clara de suas escolhas e do impacto que essas escolhas podem ter em suas vidas. A pedagoga Delma Ferreira, da Emef Maria José Costa Moraes, enfatiza que a palestra trouxe uma reflexão positiva sobre respeito, bullying, cyberbullying e prevenção ao uso de drogas. Ela considera que o bate-papo com os profissionais inspirou os estudantes a acreditar que sempre é possível fazer a diferença em suas vidas.

As professoras e professores da escola também elogiaram a iniciativa. A professora Silvia Sales Soares descreveu a palestra como "muito importante" e destacou a dinâmica envolvente que cativou os estudantes. "A partir desse encontro, os educandos iniciaram uma reflexão profunda sobre as escolhas que fazem e as consequências que essas escolhas podem desencadear em suas vidas", disse.

Papo de responsa

O Projeto "Papo de Responsa" é desenvolvido pela Academia de Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol-ES) com o objetivo de orientar crianças, adolescentes e jovens sobre questões relacionadas à vulnerabilidade juvenil. Ao promover o diálogo e a reflexão, o projeto busca inspirar jovens a fazer escolhas mais conscientes e construtivas para o seu futuro.


Voltar ao topo da página