Notícias

Academias Populares da Pessoa Idosa terão aparelhos substituídos

Publicada em 21/11/2017, às 16h10 | Atualizada em 21/11/2017, às 16h10

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Lívia Albernaz
Troca de equipamentos da APPI
Novos aparelhos das Academias Populares da Pessoa Idosa são de aço inox

Os "atletas" da terceira idade que frequentam as Academias Populares da Pessoa Idosa (APPI´s) têm uma boa notícia: todos os equipamentos serão substituídos por maquinários novos. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) já iniciou os trabalhos de modernização desses espaços.

Desde 2013, a administração municipal decidiu modernizar e aperfeiçoar as academias, comprando estruturas de aço inox, que são muito mais resistentes e de fácil manutenção. A primeira APPI a ganhar a nova estrutura é a de São Pedro, na praça Dom João Batista. A solenidade de entrega será nesta quinta-feira (23), às 10 horas.

"Estamos iniciando a modernização das academias da nossa cidade. Elas são do mesmo material das academias populares e têm custo baixo de manutenção, pois resistem muito mais. Começaremos por São Pedro e vamos avançar por outros bairros. Estamos investindo para melhorar a vida das pessoas da nossa cidade", disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente.

Aparelhos

A maior parte das academias foi instalada antes de 2013. Como as estruturas dos aparelhos são de ferro, elas não resistem tanto à ação do tempo.

O trabalho de substituição dos equipamentos vai seguir um cronograma estabelecido pela Semesp. O coordenador das academias, Pedro Santana, contou que são sete aparelhos modernos para cada espaço, sendo que alguns deles possuem dupla funcionalidade. 

Funcionamento

As academias funcionam ao ar livre. Os aparelhos são de baixo impacto e possuem o objetivo de alongar, fortalecer, desenvolver a musculatura e trabalhar a capacidade aeróbica. Todos os equipamentos - caminhada, simulação de remada, alongador e outros - contribuem para melhorar a estrutura física dos idosos nas atividades do cotidiano.


Voltar ao topo da página