Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Abrigos de ônibus de Vitória se transformam em "Pontos de Arte"

Publicada em

Por Simone Kobe, com edição de Matheus Thebaldi


Simone Kobe
Projeto Pontos de Arte
Projeto "Pontos de Arte" transforma os abrigos de ônibus da capital em espaço de contemplação à cultura
Simone Kobe
Projeto Pontos de Arte
A estudante Maiara Dias, que idealizou o projeto, diz que ideia é fazer com que as pessoas conservem os espaços

Os abrigos de ônibus da capital, alvos constantes de vandalismo, agora são espaço de arte. Através do projeto "Pontos de Arte", desenvolvido pela estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Maiara dos Santos Dias em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), eles estão sendo transformados em obras de arte.

O objetivo é criar um meio de interação com a sociedade através da arte feita nesses espaços, como poemas, canções, composições abstratas, representações divertidas, entre outras formas, de forma a estreitar a relação entre os cidadãos e o espaço público urbano, criando uma consciência de pertencimento ao meio e de conservação dos abrigos.

Vários artistas estão se mobilizando e participando desse movimento, que, de acordo com a idealizadora, Maiara Dias, tem dado certo. "A receptividade tem sido muito boa tanto dos artistas convidados quanto da população, que tem elogiado bastante o trabalho. O nosso objetivo está sendo cumprido".

Cerca de 15 abrigos de ônibus de Vitória já foram contemplados, entre eles o que fica em frente à Ufes, em Goiabeiras, o que fica em frente à Estação Porto (Centro) e o que fica em frente à Petrobras (avenida Nossa Senhora da Penha). Até o final de outubro, mais 18 receberão as obras.

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Domingos Sávio Gava, a iniciativa é muito bem-vinda. "Nossos abrigos são depredados diariamente. São inúmeros cartazes colados, além de bancos, teto e vidros arrancados. Também é muita sujeira deixada e o trabalho realizado com a manutenção é muito grande. Por isso, estamos incentivando esse projeto, disponibilizando esses equipamentos para que virem realmente pontos de arte, valorizando-os e, quem sabe assim, a população tenha um novo olhar para esse patrimônio, que é público".

O projeto "Pontos de Arte" foi aprovado no edital Bolsa Cultura Jovem em 2012 pelo Programa Rede Cultura Jovem, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura e executado pelo Instituto de Ação Social e Cultural (Sincades).