Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Abrigo 1 de Vitória firma parceria para ampliar oferta de acesso ao lazer para acolhidos

Publicada em | Atualizada em

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

O Abrigo Institucional de Adultos e Famílias em Situação de Rua, mais conhecido como Abrigo 1, está se articulando a uma instituição de ensino particular para a oferta de mais momentos de lazer ao ar livre e atividades culturais e relaxamento. Nesta sexta-feira (28), ocorre a primeira atividade: uma caminhada até o Parque Pianista Manolo Cabral com direito à sessão de alongamento e de técnicas de respiração.

O coordenador do Abrigo 1, Rodrigo Trindade, contou que a proposta do trabalho com o público nasceu de muitas conversas entre a equipe do espaço, professores e estudantes. "Alinhamos as ações para garantir uma oferta ainda mais ampliada para os nossos acolhidos. Nesta atividade externa contamos com auxílio da professora Dra. Caroline Feitosa  Dibai de Castro. A ação faz parte do projeto de extensão da Emescam, 'Sal e Luz', que através das práticas integrativas, visa oferecer momentos de acolhimento, expressão e transformação para os acolhidos do Abrigo. Essa é uma instituição parceira em muitos outros momentos", disse Trindade. 

Ele ressaltou que poder contar com outros atores, outras políticas públicas municipais e outras instituições contribui para a construção de uma rede socioassistencial e intersetorial que fortalece o trabalho do Abrigo e a oferta de oportunidades e acesso a direitos aos acolhidos. "Nossas equipes usam todo o seu potencial para garantir, escutar, e para dar conta das demandas dos usuários. Mas temos a consciência que junto com as parcerias, públicas, privadas e sociedade civil, os  avanços são bem maiores. Juntos somos sempre mais. Precisamos dessa rede", comentou o coordenador. 

"A Assistência Social sozinha não dá conta de nenhum ser humano na sua integralidade. Com a população em situação de rua não seria diferente. Necessitamos de todas as políticas públicas atuando junto para atendimento, também, desta população", enfatizou Anacyrema.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, parabenizou a iniciativa da equipe do Abrigo 1 pela criatividade na oferta de ações aos acolhidos e o esforço para chamar à sociedade a participar de ações que garantam oportunidades à população em situação de rua.