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Abrigo 1 comemora 4 anos com mais de 22,4 mil atendimentos
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Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
O Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em situação de rua, mais conhecido como Abrigo l, que é um espaço da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas), se prepara para comemorar quatro anos de funcionamento. Para marcar a data, será realizada uma celebração especial no próximo dia 9 de julho, a partir das 19 horas.
Nesses quatro anos, 1.794 pessoas já passaram pelo espaço, onde tiveram acesso a atendimento psicossocial; acolhimento, que proporciona kit completo de higiene, alimentação e lavagem de roupas; elaboração do plano individualizado de atendimento (PIA), feito pela equipe multidisciplinar; atividades esportivas e socioeducativas; escolarização (EJA) e encaminhamentos para rede e serviços do município de Vitória.
Também, foram realizados 22.426 mil atendimentos, sendo eles psicossociais, encaminhamento à rede socioassistencial, consultas em pronto atendimento, acesso à documentação, à Unidade de saúde, ao Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), encaminhamento ao mercado de trabalho, a unidades de ensino, entre outros.
O coordenador do Abrigo 1, Rodrigo Trindade, lembra da criação do espaço, no dia 13 de julho de 2021, num período crítico da pandemia da Covid-19, para acolher às pessoas em situação de rua do município de Vitória. "Nestes quatro anos, colecionamos histórias de garantia de direitos básicos e superação, protagonismo, reinserção comunitária, acesso ao emprego e geração de renda", comemora ele.
A subsecretária de Proteção Especial, Carla Scardua, ressaltou que os quatro anos de funcionamento do Abrigo 1 é a consolidação de uma unidade socioassistencial de atendimento à população de rua que preza pelo respeito à dignidade da pessoa humana e o seu direito à convivência familiar e comunitária com atendimento humanizado que a valoriza à vida e à cidadania.
Para a secretária de Assistência Social, Soraya Manato, o momento será de celebrar mais um marco que reforça o compromisso da gestão, dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e de Segurança Alimentar e Nutricional (San) com a proteção, garantia de direitos e bem-estar dos acolhidos.
Atendimento individualizado
O Abrigo l tem como objetivo o acolhimento das pessoas em situação de rua. No Abrigo, elas têm a oportunidade de ressignificar suas vidas, enquanto cidadãos, por meio do atendimento individualizado, onde suas histórias são preservadas e dentro de uma metodologia dialógica, democrática e em consonância com as legislações em vigor.
As ações são implementadas e contextualizadas numa jornada pedagógica, potencializam as ações coletivas e procuram garantir a individualização de cada sujeito, propiciando a superação da situação de rua em um novo contexto de integração à sociedade. Fora esse atendimento diário, os usuários recebem atendimento com psicólogos e assistente sociais. Eles recebem ajuda com documentação civil e inserção em serviços de saúde da rede pública municipal.
O espaço possui sala multiuso, sala para escolarização, brinquedoteca, biblioteca, recepção, escritório, sala coordenação, sala cuidadores sociais, dormitórios, sala para equipe psicossocial, salas para atendimentos individuais, cozinha, depósitos, refeitório, guarda volume, banheiro para funcionários, banheiros para usuários (masculino e feminino), banheiro acessível para pessoas com deficiência e área de lazer interna e externa, horta, jardins e estacionamento.
O volume de atendimento representou a oferta de 3,8 mil refeições no primeiro ano de funcionamento, saltando para 4.080 refeições, no segundo ano. Atualmente, a oferta é de mais 12.000 refeições. A elevação no número de refeições reflete o aumento na oferta de vagas que saltou de 40 para 50. No abrigo, os usuários fazem cinco refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) todos os dias.
Mais do que o sucesso dos números alcançados, a equipe do Acolhimento quer celebrar as vidas que já passaram pelo abrigo e as que permanecem por entenderem o processo e aceitarem seguir o plano individual de atendimento elaborado pela equipe técnica - composta por gestor, equipe técnica multidisciplinar e educadores.