Notícias

Semana do Bem começa com ação ambiental na Ilha do Frade neste sábado

Publicada em 17/09/2019, às 07h19

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Mariana Garcia
Praia da Ilha do Frade
Ilha do Frade vai receber grande ação de limpeza

Voluntários reunidos em uma manhã de educação ambiental, em um lindo cenário, envolvendo crianças, adultos e idosos. Pela segunda vez, o Dia Mundial de Limpeza em Vitória será realizado na Ilha do Frade, com um mutirão neste sábado (21). A ação abre a Semana do Bem, que traz oito dias de mobilização para o fortalecimento do voluntariado na capital.

A Semana do Bem integra a programação de aniversário de 468 anos da cidade e as ações são realizadas por entidades ou grupos cadastrados na Rede Solidária Vitória do Bem.

Educação ambiental

O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa realizada em cerca de 150 países e, no Brasil, a expectativa é que seja realizado em aproximadamente 700 cidades. Mais do que um mutirão de recolhimento de lixo, a ação é uma forma de chamar a atenção para os impactos negativos das agressões ao meio ambiente. 

"As pessoas apreciam a beleza das praias, usam o espaço para reunir amigos e família ou mesmo para fazer fotografias e filmagens de formaturas e casamentos. No entanto, nem todos contribuem para preservar essa beleza. Muitos deixam plásticos, enfeites, balões na areias, nas pedras e na água", disse a diretora de Meio Ambiente da Associação de Moradores da Ilha do Frade (Samifra), Talita Guimarães.

Talita lembra que os garis fazem a limpeza das praias todos os dias bem cedo. "É uma ação de conscientização para envolver moradores, frequentadores, pessoas de toda a cidade", disse.

Programação

Dia Mundial da Limpeza 2019
Ação de educação ambiental e de conservação do meio ambiente

Dia 21 (sábado)
Local de encontro: Bosque José Moraes, na Ilha do Frade

  • 7h30 - Ioga para crianças e adultos
  • 8h - Acolhida com mesa de frutas, orientações aos participantes, jogos educativos
  • 9h - Divisão dos grupos e início das ações
  • 10h30 - Reunião dos participantes e jogos educativos
  • 11h30 - Encerramento

Voltar ao topo da página