Notícias

Cras de Jucutuquara ganha placa de homenagem a mulher simbólica do bairro

Publicada em 26/07/2019, às 14h09

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
INSAUIGURAÇÃO DA PLACA DO CRAS MARIA DA GLÓRIA MONTEIRO ALVES
Família de Maria da Glória participou da entrega da placa do Cras de Jucutuquara
Carlos Antolini
INSAUIGURAÇÃO DA PLACA DO CRAS MARIA DA GLÓRIA MONTEIRO ALVES
Equipamento da Semas presta homenagem a Maria da Glória Monteiro Alves, que fez história em Jucutuquara e faleceu aos 85 anos

Em clima de festividade e respeito, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jucutuquara ganhou uma nova placa de identificação, na manhã desta sexta (26), que recebeu o nome "Maria da Glória Monteiro Alves".

Profissionais do Cras e a equipe da Secretaria Municipal Assistência Social (Semas) prestaram uma homenagem a familiares e amigos de Maria, personalidade emblemática do bairro, que veio a falecer em 2010, aos 85 anos.

"Estou aqui hoje representando toda a trajetória de vida da minha avó. Acredito que, por minha avó ser espírita, neste momento ela está gostando de tudo que está acontecendo e está muito feliz. Ela representa muito bem a históri, por ser mulher, ser negra, ser mãe... Aos oito anos, perdeu a mãe e foi morar com um tio. Então, nossa família é muito agregadora. Sempre cabe mais um. Minha avó teve uma vida de muita luta", disse a neta Andréa Monteiro.

Sabedoria

"Quero agradecer ao Cras esse reconhecimento. A essência da Assistência Social tem tudo a ver com a minha avó, que valorizava a religião. Ela não negava comida nem oração a ninguém. O ser humano só vai conseguir o sucesso se ele estiver bem de espírito. Uma mensagem que ela sempre deixava é: 'Fale pouco e observe mais'. Estava à disposição e tinha sabedoria para ajudar o próximo, um exemplo de simplicidade para nós", explicou a neta Andréa.

Homenagem

"A homenagem é mais que merecida. O legado que Maria da Glória nos deixa é o principal desafio da Assistência Social hoje: de atender os mais carentes. Questões de família me emocionam porque eu me vejo nesses casos, de superar a cada dia a realidade em que se vive e tentar fazer um pouco para o outro", disse o presidente do movimento comunitário do bairro Romão, Marcelo Cabral.

"Esse é um momento muito especial para nós porque é uma homenagem a alguém que foi tão importante para a comunidade de Jucutuquara. A comunidade elegeu o nome da Maria da Glória, que foi uma escolha muito justa e merecida porque ela representa bem a história daqui. Quero agradecer à minha equipe, que realiza um trabalho de qualidade, ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e aos nossos parceiros, que estão sempre envolvidos nas nossas ações", ponderou a coordenadora do Cras de Jucutuquara, Cremilda Astorga.

Identificação

"É uma grande alegria e satisfação estar aqui hoje. A placa traz a questão da identidade do serviço público e identificação para a equipe que trabalha aqui, para os atendidos e, principalmente, para a comunidade. Além de nos remeter a uma homenagem a uma pessoa que agrega todos que a conheceram e tiveram a oportunidade de conviver com Maria da Glória", ressaltou a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira.


Voltar ao topo da página