Notícias

Alunos de Vitória têm diversão e aprendizado em atividades do Dia do Manguezal

Publicada em 25/07/2019, às 16h21 | Atualizada em 25/07/2019, às 16h31

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Dia do Manguezal
Alunos participaram de oficina para confecção de máscaras de caranguejo
Divulgação Semmam
Mapa do Manguezal
Estudantes também se divertiram no Jogo da Memória do manguezal

Alunos da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quinta-feira (25), do circuito ambiental com jogos e bate-papo em comemoração ao Dia Municipal do Manguezal, celebrado em 26 de julho, no Ginásio Jones dos Santos Neves (DED), em Bento Ferreira.

Uma das atividades foi o Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas de Vitória, no qual os alunos tiveram a oportunidade de caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e a diversidade do ecossistema manguezal.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e Gerência de Informação e Geoprocessamento, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Jogo da Memória

Outra ação foi o Jogo da Memória, que contém imagens da fauna e da flora do manguezal, possibilitando, de forma lúdica e divertida, o conhecimento e identificação desses elementos.

Contação de histórias

Quem não gosta de uma boa história? "Por que não aprendermos sobre o manguezal tão belo e exuberante por meio de uma boa história? Pensando nisso, uma das atividades propostas foi a contação da história do manguezal", disse a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Oficina de máscaras

Os alunos também participaram de uma oficina para confeccionar máscaras de caranguejo.

Caranguejo gigante

Outra atividade que atraiu a atenção das crianças foi o caranguejo gigante, permitindo conhecer as partes que compõem o crustáceo, identificar o macho e a fêmea, como também saber um pouco sobre os períodos de andada e defeso, quando ficam proibidas a cata, a captura, a comercialização e venda do caranguejo.

Jogo das Argolas

Também puderem se divertir e aprender com o Jogo de Argolas, confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet e jornal. O jogo possibilita a todos os participantes conhecer mais sobre a fauna e a flora do manguezal de forma interativa e participativa.

Educação Ambiental

Todas as atividades realizadas foram concebidas e desenvolvidas pelos educadores ambientais da Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam). Esse mesmo circuito será feito no Tancredão nesta sexta (26), das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

"O objetivo das atividades que estão sendo desenvolvidas é despertar o sentimento de pertencimento de cada estudante e professores, pois, para preservar, é preciso conhecer e reconhecer a importância desse ecossistema tão belo e exuberante, considerado berçário do mar", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Divulgação Semmam
Mapa do Manguezal
Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas foi outra atração
Divulgação Semmam
Mapa do Manguezal
Atividades da Educação Ambiental integram programação do Dia do Manguezal

Voltar ao topo da página