Notícias

Biblioteca Pública Municipal promove exposição de livros acessíveis

Publicada em 05/07/2019, às 18h08

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Livros acessíveis da Biblioteca Municipal
Acervo acessível da Biblioteca Municipal conta com produções em formato braille e audiolivro

Com a proposta de potencializar e democratizar o acesso ao livro, à leitura e à literatura para pessoas com deficiência, acontece nesta segunda-feira (8), das 12 às 18 horas, na sede da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, no Casarão Cerqueira Lima, a exposição do acervo de livros em formatos acessíveis.

A ação tem como objetivo marcar o Dia da Lei Brasileira de Inclusão, comemorado em 6 de julho, e também divulgar o acervo para todas as pessoas e para as pessoas com deficiência, de forma particular, ampliando as atividades da Rede de Leitura Inclusiva – GT Espírito Santo.

"Essa exposição em homenagem ao Dia da Lei Brasileira de Inclusão mostra o que a Biblioteca Pública Municipal de Vitória tem a oferecer em formatos acessíveis ao público de pessoas com deficiência, de grande relevância na promoção e acesso democrático ao livro, à leitura e à cultura", disse a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser.

Lei

A lei nº 13.146, de 2015, é destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e à cidadania.

Entre outras garantias, a lei busca assegurar o acesso a bens culturais em formato acessível; programas de televisão, cinema, teatro e outras atividades culturais; monumentos e locais de importância cultural e espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais.

Acervo

O acervo acessível da Biblioteca Municipal conta com produções em formato braille e audiolivro, tanto para o público infantojuvenil quanto para o público adulto.

As obras fazem parte de uma parceria entre a biblioteca e a Fundação Dorina Nowill para Cegos de São Paulo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3381-6926.

Confira alguns dos títulos disponíveis:

Infantis

- Chapeuzinho vermelho, de André Luiz P. ALVES;
- A bela adormecida, de Simone BIBIAN;
- Vivinha, de Simone BIBIAN;
- João e Maria, de Roberto CARVALHO;
- Lesma no Metrô, de Roberto CARVALHO;
- O Pequeno príncipe, de Antoine de SAINT-EXUPÉRY;
- Vito Grandam: uma história de voos, de Ziraldo;

Obras gerais

- Amora, de Natália Borges Polesso;
- O Sertanejo, de José de Alencar;
- Amor é prosa sexo é poesia, de Arnaldo Jabor;
- Eu sou Malala de Malala, YOUSAFZA e Christina LAMB

Audiolivro

- O Tesouro da Casa Velha;
- Olhai os Lírios do Campo;
- Uma Voz do Nordeste;
- Claro Enigma;
- Órfãos do Eldorado;
- Memórias do Brasil;

Leitura inclusiva: o que é?

O objetivo principal da leitura inclusiva é tornar a leitura acessível a todas as pessoas. Nesse caso, de maneira particular, para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, surdez, entre outras, por meio de diferentes estratégias, metodologias e recursos de tecnologia assistiva.

A intenção do projeto Rede de Leitura Inclusiva é mobilizar e estreitar o relacionamento entre estudantes, professores, pesquisadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, artistas, produtores culturais, organizações sociais e governos para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil.


Voltar ao topo da página