Notícias

Inscrições abertas para Seminário Estadual Cidade Educadora

Publicada em 29/11/2017, às 16h43

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Vista do mirante do Romão
Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) pelos próximos três anos

Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual Cidade Educadora, que será realizado no dia 5 de dezembro (terça-feira), no auditório Zemar Moreira Lima, na Prefeitura de Vitória, das 13 às 17 horas.

O evento tem como objetivos debater o conceito de cidade educadora, ampliar a compreensão sobre a Carta de Compromissos e, ainda, possibilitar aos participantes informações sobre o procedimento de adesão à Rebrace e à Rede Internacional de Cidades Educadoras.

Para se inscrever, basta clicar no link e preencher as informações até o dia 4 de dezembro. Haverá emissão de certificado para os participantes.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, reforça a importância de ser uma cidade educadora. "Educar é o caminho para que alcancemos as transformações sociais que queremos para Vitória. Devemos articular a Educação num processo cultural para irmos ao encontro de mudanças profundas no nosso cotidiano", afirmou.

Cidade Educadora

Vitória é a sede nacional da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), que trabalha para que a educação seja o eixo transversal de todas as políticas locais, tomando consciência e reforçando o potencial educador das atuações e programas de saúde, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, cultura e desporto.

No período de três anos, a capital irá organizar reuniões, conduzir trabalhos e expandir o número de cidades participantes. São cerca de 500 cidades no mundo ligadas à entidade. No Brasil, são apenas 14 cidades e, no Espírito Santo, apenas Vitória é uma cidade educadora, desde 2013.

Realizações

Os trabalhos da AICE têm a proposta de que as cidades se comprometam com a educação cidadã ativa, comprometida e responsável.

Algumas ações contribuíram para que a capital fosse escolhida como sede da Cidade Educadora pelos próximos três anos, como Escola da Vida, Rádio-Escola, Papo da Cidade, Zona de Velocidade Segura, projeto Cidadania Fundamental e unidades da rede municipal de educação em tempo integral.


Voltar ao topo da página