Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória adere à campanha internacional pelo fim da violência contra as mulheres

Publicada em | Atualizada em

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE POLITICAS PUBLICAS PARA MULHERES
Ações em Vitória vão marcar a campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Seminários, palestras, mesa-redonda, oficinas, rodas de conversa, pedalaço, exposição de fotografias, teatro de bonecos, apresentações culturais e muitas outras atividades vão marcar a participação da Prefeitura de Vitória na campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A extensa programação conta com 21 dias de atividades em vários espaços da cidade e visa contemplar ainda as celebrações de datas importantes, como o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher (25 de novembro), o Dia Internacional de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher (6 de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).

A abertura da campanha em Vitória será nesta sexta-feira (20), às 18 horas, no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé, com o seminário "Fortalecimento e Capacitação das Casas Tradicionais de Matriz Africana". O evento, alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, tem como objetivo reforçar o reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra, além de ressaltar o grande número de mulheres negras brasileiras como vítimas da violência de gênero.

No dia 25 de novembro, das 8 às 12 horas, serão realizadas ações de conscientização sobre violência contra a mulher na praça Costa Pereira, Centro. Já no dia 26, às 13 horas, o auditório da Casa do Cidadão vai sediar o Seminário de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres: "Não faça parte desta estatística".

No dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece, às 16 horas, no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, na Casa do Cidadão, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Direitos Humanos e uma palestra alusiva à data.

O encerramento das atividades será no dia 13 de dezembro, com um pedalaço alusivo à campanha do Laço Branco – Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher. A concentração e saída acontecerão na praça Pio XII, no Centro, a partir das 7 horas, com destino à praia de Camburi.

Enfrentamento à violência contra a mulher

Yuri Barichivich
Lançamento do Botão do Pânico em Vitória
Botão do Pânico é uma das medidas de sucesso adotadas em Vitória de enfrentamento à violência contra a mulher

A gerente de Políticas de Promoção de Gênero da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Lorena Padilha, destaca a importância da adesão à campanha. "Uma das bandeiras da administração municipal é o enfrentamento à violência contra a mulher. Já obtivemos importantes avanços, como a implementação do projeto Botão do Pânico e a criação do grupo reflexivo Espaço Fala Homem, voltado para os autores da violência. Abraçar essa campanha de nível mundial, com ações por toda cidade, demonstra o comprometimento da atual gestão como mais uma ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher", disse.

A campanha 16 Dias de Ativismo é uma parceria das secretarias municipais de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid), Assistência Social (Semas), Educação (Seme), Saúde (Semus) e Segurança Urbana (Semsu).

Matéria relacionada

Prefeitura divulga dados de homicídios de mulheres na cidade