Nesta quinta-feira (30), último dia da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Vitória, usuários da rede pública, trabalhadores e gestores/prestadores de serviços da saúde apresentaram e elegeram as propostas que serão levadas para a etapa estadual da Conferência de Saúde, que acontecerá em maio. Além disso, os delegados que participarão do próximo evento também foram eleitos.
De acordo com os regimentos do evento, dez propostas foram aprovadas pela plenária da Conferência e serão encaminhadas à Conferência Estadual de Saúde. As propostas estavam dentro dos quatro eixos levantados pela Conferência: "O Brasil que temos. O Brasil que queremos"; "- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas"; "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia"; "Amanhã será outro dia para todos e todas".
Foto Divulgação
Conferência Municipal de Saúde de Vitória.
Controle social
O sistema municipal de saúde de Vitória conta com importantes espaços de participação comunitária e controle social. São 30 Conselhos Locais, que atuam nos territórios de abrangência das Unidades de Saúde, e são compostos por entidades representativas dos usuários, dos trabalhadores da saúde e da gestão.
A 12ª Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no auditório da Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e pelo Conselho Municipal de Saúde.
Após votação e aprovação das propostas, os participantes elegeram os delegados para a Conferência Estadual de Saúde.