Notícias

1 mês: Grupo Tático Operacional de Trânsito abordou quase 800 veículos

Publicada em 13/01/2022, às 14h20 | Atualizada em 13/01/2022, às 14h30

Por Andreza Lopes (aclopeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Abertura Vitória + Segura

Em seu primeiro mês de atuação, o Grupo Tático Operacional (GTO), da Coordenadoria de Operações Especiais de Trânsito (COET), abordou quase 800 veículos em 18 ações de fiscalização realizadas com apoio dos agentes de Proteção Comunitária, do Grupo de Apoio Operacional (GAOp), e da Ronda Ostensiva Municipal, ambos da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV). A COET é uma criação inédita a nível de guardas municipais no Brasil. Somente a Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem um trabalho com as características dessa equipe de Vitória, que completa 30 dias de trabalho nesta quinta-feira (13).

"Em 2021, houve redução de 13% do número de mortes em acidentes de trânsito. É resultado de ações que propomos desde que assumimos a gestão, em janeiro de 2021, quando Vitória estava entre as 10 primeiras cidades do Estado, em mortes no trânsito. Saímos dessa situação nos primeiros meses e trabalhamos para melhorar cada vez mais os índices pela preservação da vida dos capixabas", destaca o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Nos primeiros 30 dias de atuação do GTO, foram 763 veículos abordados, sendo 406 carros, 351 motocicletas e 6 caminhões. Ao todo, 203 autos de infração foram lavrados, 56 veículos guinchados, sendo 35 carros e 21 motocicletas. Cinco pessoas foram conduzidas à Delegacia Regional de Vitória, sendo dois condutores de carros e dois condutores de motocicletas, por adulteração veicular, e uma pessoa por portar material ilícito em um carro, sendo dois tabletes de substância similar a maconha, pesando 1kg.

Foto Divulgação
Grupo Tatico Operacional de Trânsito abordou quase 800 veículos

"Todas as pessoas foram conduzidas em viaturas do Trânsito, confeccionamos os Boletins Unificados e retiramos de circulação 56 veículos irregulares. O GTO é composto por duas equipes, com 11 agentes em cada. Essa é mais uma ação que a gestão se propôs a investir pela segurança e preservação da vida dos munícipes", disse o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier.

Ações

O grupamento de Trânsito realizou cerca de 250 operações, com mais 13 mil veículos abordados. "Muitas dessas operações são feitas dentro dos bairros, com mapeamento dos pontos de maior número de acidentes. Ações como essas resultaram na redução do número de mortes no trânsito", afirmou Xavier.


Voltar ao topo da página