Plantio e poda de árvores podem ser solicitados pelo Fala Vitória 156

Carlos Antolini
Árvore de Vitória
Foto Divulgação Semmam
Poda de cipós do Parque Fonte Grande em 2008

Todas as árvores localizadas em área pública são de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam). Os trabalhos compreendem poda, plantio, adubação, tratamento fitossanitário, análise das raízes e retirada, e podem ser solicitados pelo 156 Online.

O Fala Vitória funciona de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados. Para alguns serviços, é necessária vistoria técnica para análise e parecer, considerando a legislação atual e as diretrizes da secretaria. Confira os serviços disponíveis:

Plantio

Para o atendimento de pedidos de plantio e reposição de mudas demandadas no município, a prefeitura possui dois viveiros:

  • Horto Florestal Municipal Arthur Dias Martins Filho;
  • Viveiro de Restinga Reverendo Jaime Wright - Ver no mapa

Poda e remoção

A poda é umas das mais importantes práticas de manejo da arborização. Por meio dela é possível compatibilizar vegetais com fiações aéreas, placas de sinalização, luminárias e outros elementos urbanos. Moradores não são autorizados a fazer poda de árvores localizadas em calçadas e outros locais públicos. A ação gera multa, cujo valor inicial gira em torno de R$ 300,00.

O serviço de poda pode ser solicitado pelo morador por meio do 156. As solicitações integram uma programação que inclui os serviços de poda a serem executados na rua ou no bairro do morador. Os pedidos encaminhados em situação de urgência são atendidos imediatamente. A poda também pode ser solicitada se as raízes da árvore estiverem danificando a calçada do morador. Nesse caso, existe uma poda específica, sem a retirada da espécie.

O arranquio é a retirada total da árvore e só pode ser feito pela Secretaria de Serviços, desde que haja justificativa técnica de acordo com os critérios estabelecidos pelo órgão.

Área livre

A confecção da área livre constitui na remoção do pavimento ao redor do exemplar arbóreo, análise da raízes, poda radicial (quando possível) e acerto da calçada danificada pela árvore.

Tutoramento

As mudas plantadas em calçadas que possuem altura acima de 1,80m necessitam de tutoramento para auxiliar na sua condução e desenvolvimento.

Manejo de pragas e adubação

O controle de pragas e doenças é necessário para o bom desenvolvimento das plantas. As pragas mais comuns encontradas no ambiente urbano do município são cochonilha, cupim, pulgão, lagartas, entre outras.

Já a adubação é feita para ajudar no desenvolvimento dos exemplares arbóreos.

Reuso da água para irrigação

A irrigação das plantas em área pública é feita com a utilização da água do Rio Camburi e das lagoas da Vale. O cidadão pode ajudar a cuidar das mudas próximas a sua residência, molhando-as preferencialmente até as 10 horas ou após as 18 horas. Cuidado apenas para não deixar a água acumular ou empoçar.

Calçada Verde

Atendendo ao projeto Calçada Cidadã, uma boa opção é substituir a piso podotátil da área de serviço por grama ou plantas herbáceas. A vantagem é que, além do custo menor, é mais uma área permeável na cidade. É importante saber que o proprietário do imóvel é responsável pela manutenção da calçada.

Última atualização em 11/04/2019, às 14h40.

Voltar ao topo da página