Notícias

Faça atividade física e ajude Vitória a conquistar 11º título no Dia do Desafio

Publicada em 25/05/2012, às 14h35 | Atualizada em 29/05/2012, às 11h15

Por Luana Amorim, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Dia do desafio
Em Vitória, a mobilização está sendo feita em escolas, academias, clubes, nas Academias Populares, nos módulos do SOE

Nesta quarta-feira (30), Vitória participa pela 12ª vez do Dia do Desafio. Este ano, a capital vai concorrer com a cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. É a primeira vez que a competição ocorre com uma cidade brasileira.

A disputa entre cidades é para saber qual delas conseguirá mobilizar mais pessoas para a prática de 15 minutos de atividade física nesse dia.

"É uma forma de chamar à atenção da população de ambas as cidades a considerar os benefícios físicos, psíquicos e sociais proporcionados à saúde pelos exercícios físicos", disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Em Vitória, a mobilização está sendo feita em escolas, academias, clubes, nas Academias Populares, nos módulos do Serviço de Orientação ao Exercício e nas Academias para a pessoa Idosa.

No Módulo do SOE na praia de Camburi, em Jardim da Penha, haverá hidroginástica, ginástica localizada, caminhada orientada e alongamento a partir das 8 horas e, também, a partir das 16 horas.

Participação

Para participar o morador deve apenas informar que ele, ou um grupo, praticaram atividade física na quarta-feira (30). Basta ligar, gratuitamente, para o telefone 3132-9000, ou comunicar pelo e-mail soe@vitoria.es.gov.br. A informação será computada de 7 às 21 horas.

Vitória venceu a competição nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 , 2010 e 2011. As cidades inscritas são agrupadas em sete categorias, seguindo o critério do número oficial da população. A capital participa na categoria seis, ou seja, entre de 250 mil a 999.999 habitantes.

A seleção da concorrente é feita por um sorteio eletrônico que estabelece o desafio entre duas ou três comunidades da mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes, em relação à sua população oficial. O desafio é coordenado pelo Serviço Social do Comércio no Espírito Santo (Sesc-ES) e tem como objetivo incentivar a prática como uma estratégia de promoção e prevenção a saúde.

SOE e APPI

O Serviço de Orienação ao Exercício (SOE) conta, atualmente, com 14 módulos situados em vários locais da capital. Além disso, uma unidade móvel percorre os bairros da capital. O morador conta, ainda, com o serviço em 18 unidades de saúde, nas quais podem participar de aulas de ginástica, alongamento e caminhadas. Tudo orientado por um técnico desportivo.

Samira Gasparini
Dia do desafio
Para participar basta fazer, pelo menos, 15 minutos de exercícios físicos e informar a atividade para o SOE por e-meil ou telefone

Além disso, a capital possui 20 Academias para a Pessoa Idosa. Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin, a prática regular de atividade física é um grande indicador de qualidade de vida e de saúde da população. "A Prefeitura tem contribuído para esse índice por meio do SOE", apontou.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.

Realizado, anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, a competição propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.


Voltar ao topo da página