Notícias

Conselho Municipal de Meio Ambiente tem nova composição a partir desta segunda

Publicada em 04/05/2011, às 14h05 | Atualizada em 04/05/2011, às 14h40

Por Regina Freitas, com edição de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Parque da Fonte Grande
Vitória foi pioneira na criação de órgãos públicos específicos para o trato com o meio ambiente, como o Comdema

Nesta segunda-feira (09), 26 representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) tomarão posse, com mandato de dois anos. A cerimônia será no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), às 15 horas. Na ocasião, os 26 suplentes também serão empossados.

Três novas entidades farão parte do Comdema: Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente, o Instituto Ideias e a Associação dos Geógrafos do Brasil. Após a solenidade será definido o cronograma do calendário oficial de reuniões, que são realizadas uma vez por mês, podendo haver encontros extraordinários.

Além das novas entidades, fazem parte do Conselho um representante das secretarias municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento da Cidade, Educação, Saúde e Serviços. Também está representada a Procuradoria Jurídica Municipal e a Câmara Municipal de Vitória.

Também compõe o Comdema o Instituto Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Iema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan) também tem assento no Condema, como a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Espírito Santo (FTIES) e a Comunidade Técnico-Científica (CTC).

O Conselho Popular de Vitória (CPV) tem direito a quatro representantes. O Condema conta, ainda, com três entidades ambientalistas, que são a Associação dos Amigos do Parque da Fonte Grande, a Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente e o Instituto Ideias. E mais três organizações profissionais de áreas afins como a Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e a Associação dos Geógrafos do Brasil.


Voltar ao topo da página