Notícias

17º Vitória Cine Vídeo começa neste domingo com apresentação de 83 obras

Publicada em 29/11/2010, às 17h53 | Atualizada em 01/12/2010, às 15h01

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França


Foto Divulgação
Oficina do projeto Animação nas escolas da rede pública de Vitória
O Projeto Animação, com participação de 150 crianças e adolescentes da rede pública de Vitória, vai homenagear Oscar Niemeyer

O cinema nacional em Vitória. Neste domingo (05), começa o 17º Vitória Cine Vídeo, que exibirá 83 obras audiovisuais divididas em 26 filmes, 45 vídeos e 12 animações, provenientes das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul na 14ª Mostra Competitiva Nacional e 20 obras na mostra capixaba. As sessões durante toda a programação são gratuitas.

Com apoio da Secretária Municipal de Cultura, o festival será realizado de 5 a 11 de dezembro, na Arena Vitória (Ginásio do Álvares Cabral), em Bento Ferreira. A mostra competitiva de vídeos será exibida no Cine Metrópolis, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), às 12 horas.

Fora de competição, serão lançados ainda os filmes vencedores do Concurso de Roteiro Capixaba “A Ladeira”, de Iza Rosenberg, e “Primeira Paróquia do Cristo Sintético”, de Gabriel Menotti, além do média-metragem “Estranho Amor”, de Lucia Caus.

A programação inclui, ainda, a 11ª edição do Festivalzinho de Cinema, que oferece uma mostra especial infanto-juvenil para alunos de 5ª a 8ª série da rede pública, no Cine Metrópolis; o 12ª Concurso de Roteiro Capixaba; o 3º Concurso Nacional de Flipbook; o 7º Concurso de Crítica Cinematográfica; lançamento de longas-metragens inéditos em Vitória; palestras; encontros e debates com realizadores; oficinas audiovisuais; e lançamentos de livros e DVDs.

Homenagens

Foto de Divulgação
O ator Ney Latorraca
Este ano, a tradicional homenagem a uma personalidade do cinema será dedicada ao ator Ney Latorraca

Um dos momentos especiais deste ano será a homenagem a um dos mais importantes arquitetos contemporâneos do mundo, Oscar Niemeyer.

Aos 103 anos de idade, o brasileiro é a inspiração para o curta-metragem do Projeto Animação com roteiro, desenhos, animação e direção de 150 crianças e adolescentes da rede pública de Vitória.

Em 2010, a tradicional homenagem a uma personalidade do cinema será dedicada ao ator Ney Latorraca com a entrega do Troféu Marlin Azul, da nona edição do Caderno do Festival, destacando seus 46 anos de carreira.

A previsão é reunir um público de 30 mil pessoas durante a semana do festival. O Vitória Cine Vídeo tem por objetivos incentivar a produção audiovisual de vídeos e de filmes de curta e média-metragens, favorecer a formação de plateia, democratizar os espaços de exibição e incentivar novos olhares através do cinema.

A 17ª edição do festival é uma realização do Instituto Marlin Azul, da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). Todas as informações sobre o VCV podem ser acessadas no site www.vitoriacinevideo.com.br.


Voltar ao topo da página