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Prefeito presta contas da gestão e apresenta ações na Câmara Municipal

Publicada em 30/06/2020, às 20h39 | Atualizada em 30/06/2020, às 20h39

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Diego Alves

Prestação de contas do prefeito

Prefeito Luciano Rezende fez explanações e respondeu a ponderações dos vereadores junto dos secretários na sala anexa ao gabinete da PMV (Ampliar imagem)

Prestação de contas do prefeito

Foi a 15ª prestação de contas do prefeito em 8 anos de mandatos, desta vez on-line (Ampliar imagem)

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, fez a prestação de contas do primeiro semestre de 2020, na tarde desta terça-feira (30), na Câmara Municipal. Por conta da recomendação de isolamento social, a sessão foi on-line e transmitida pelas redes sociais do Legislativo.

O chefe do Executivo municipal e alguns secretários ficaram na sala de reuniões anexa ao gabinete da Prefeitura de Vitória. Outros secretários participaram da sessão de suas respectivas secretarias.

Em sua 15ª prestação de contas em 8 anos de mandato, Luciano destacou as principais ações que mobilizaram a Prefeitura de Vitória no combate e na prevenção à pandemia do coronavírus em um vídeo (assista ao lado). O prefeito da capital também respondeu a questionamentos e pontuações de vereadores.

"O impacto da pandemia chegou em março e toda a agenda da PMV foi voltada para o enfrentamento ao coronavírus. Estamos monitorando a evolução do coronavírus diariamente e sempre adotando novas medidas, sempre alinhados com o Governo do Estado. Fazemos a gestão compartilhada, que é uma gestão coletiva e, para isso, precisamos que as pessoas tenham corresponsabilidade nas ações", disse Luciano.

Ele também ponderou as ações voltadas para as famílias mais vulneráveis e enalteceu o trabalho dos servidores durante a pandemia. "Temos ações também para ajudar as famílias necessitadas. O município está enfrentando um momento difícil. Tenho que agradecer aos nossos servidores que estão na linha de frente das atividades essenciais, além daqueles que estão empenhados e garantindo a eficiência dos atendimentos em home office".

Foram discutidos ainda vários assuntos, como: Orçamento, obras na nova avenida Vitória, transformação de Vitória em metrópole, ranking da Transparência Internacional que aponta Vitória entre as 4 capitais brasileiras mais transparentes do País, entre outros.

Principais dados da prestação de contas da PMV

Desde fevereiro deste ano, quando as primeiras informações começaram a ser veiculadas no Estado sobre o avanço da Covid-19, a Prefeitura de Vitória vem tomando diversas medidas de enfrentamento à disseminação do coronavírus.

No dia 13 de março, o município decretou situação de emergência e, em seguida, criou o comitê de crise. Depois foi a vez do decreto de calamidade pública e, posteriormente, decreto de estado de emergência. Além disso, outras frentes foram tomadas. Confira:

Educação

Na Educação, houve a suspensão das aulas em escolas públicas e privadas, além das faculdades. A Secretaria Municipal de Educação (Seme) propôs atividades para estudantes e famílias em casa por meio do Boletim Online.

Também foi realizada a distribuição de kits de alimentação e material escolar para famílias de estudantes. Na primeira etapa, foram entregues 1.520 kits de meranda para alunos matriculados nas escolas municipais. Ainda foram entregues 38 mil cadernos impressos com atividades educacionais complementares.

Assistência Social

A PMV vai atingir a marca de 13 mil cestas básicas distribuídas em três meses para as pessoas mais atingidas pela pandemia do coronavírus no município. Além disso, foi colocado em prática o projeto “Tendas do Bem”, atendendo pessoas em situação de rua com alimentação.

Para abrigar pessoas em vulnerabilidade social que estejam contaminadas com a Covid-19, a PMV está transformando o Sambão do Povo em um "centro de quarentena" temporário. O local vai contar com camas e utensílios necessários para acomodar pessoas assintomáticas ou que possuem sintomas leves do novo coronavírus. O espaço contará com 50 vagas para atendimento a cada 15 dias.

Saúde

A Prefeitura de Vitória vem fazendo o monitoramento dos pacientes com doenças crônicas e recebeu da Secretaria de Estado da Saúde a doação de 10 aparelhos respiradores. Outra importante ação foi a instalação de 20 leitos de campanha no Pronto-Atendimento de São Pedro, já em funcionamento.

Também montou uma barreira sanitária na rodoviária para identificação de pessoas sintomáticas e encaminhamentos aos serviços de saúde. Ainda fez a contratação emergencial de 55 médicos para atuação no combate à pandemia, além da homologação do concurso público da área da saúde.

Mais de 19 mil testes foram realizados até o dia 22 de junho para a confirmação de casos. E entregou, entre abril e junho, mais de 352 mil equipamentos ou produtos de proteção individual, com o objetivo de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores da saúde.

A PMV implantou os projetos da telemedicina e da teleconsulta, que funcionam através do 156. Neste período de isolamento social, os médicos da rede municipal realizaram 6.865 atendimentos por telemedicina. Também já foram realizados 54.538 teleatendimentos. Entre os tratamentos, estão pré-natal, hipertensão, consultas médicas pediátricas, entre outros.

Após fazer estudos e contatos com autoridades de outros países, o prefeito Luciano Rezende divulgou um vídeo com a orientação para uso de máscaras de fabricação caseiras ou industrial por todos, isso num momento quando ninguém falava em máscaras.

No primeiro semestre, também fez a entrega da US da Ilha de Santa Maria e a revitalização das unidades de Resistência e Jabour, além da aquisição de seis vans, sendo duas para cadeirantes e quatro com 16 lugares para transporte sanitário.

Máscaras

Uma parceria da PMV, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), com as ligas das escolas de samba foi firmada para a compra de 370 mil máscaras caseiras feitas pelas costureiras das agremiações, com distribuição gratuita para toda a população de Vitória.

Central de Serviços

Para evitar a propagação do novo coronavírus na capital, equipes da Central de Serviços de Vitória intensificaram os trabalhos de lavagem e higienização de áreas públicas e parques da cidade. Também foram adotados protocolos e uso de máscaras especiais e medição de temperatura pelos profissionais que atuam na coleta de lixo.

Segurança

A PMV usou carros de som e as viaturas da Guarda Municipal para orientar a população sobre atendimento on-line e pelo Fala Vitória 156. Foram realizadas várias abordagens educativas pelos agentes para recomendar que as pessoas ficassem em casa. Também tem realizado a fiscalização em distribuidoras de bebidas alcóolicas, conforme decreto municipal, para evitar aglomerações

Fiscalização

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) recebeu, até o dia 25 de junho, 4.611 denúncias de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais pelo 156, sendo realizadas 3.180 vistorias. No total, 1.027 estabelecimentos foram fechados ou orientados a funcionar de forma regular após a fiscalização.

Hotsite/informações

A PMV criou um hotsite com todas as informações referentes à pandemia de coronavírus. O endereço é coronavirus.vitoria.es.gov.br. A página também está disponível no aplicativo Vitória Online.

A ferramenta traz todas as ações no combate à Covid-19 na capital, além de boletins epidemiológicos atualizados (lista diária de casos), plano de enfrentamento à doença, plano de contingência, painel epidemiológico, perguntas e respostas, legislação, transparência, "fake ou fato", listagem de cestas básicas entregues, além do acesso direto ao 156 Online. Já são mais de 88 mil visualizações desde 17 de março.

A PMV promoveu também o envio de mais de 800 mil mensagens de texto a fim de conscientizar a população da capital sobre a prevenção ao novo coronavírus e chamando a atenção para o distanciamento seguro e uso de máscaras, bem como informando pais e responsáveis de alunos do ensino fundamental e educação infantil da rede pública municipal sobre o acesso direto aos materiais de apoio à aprendizagem.

Também disponibilizou, por meio do aplicativo Whatsapp, um novo canal de comunicação direta com os moradores da capital para notícias e informações sobre as ações de combate à covid-19. E veiculou campanha de TV sobre a importância do uso de máscaras e as ação realizadas no combate e prevenção à doença.

Transparência

O Portal da Transparência da PMV ganhou um link específico para disponibilizar informações sobre compras emergenciais que atendam a demanda da gestão diante da pandemia de coronavírus.

A Controladoria Geral do Município vem atuando no monitoramento dos gastos e orientando nos processos de realização de compras, garantindo celeridade às aquisições de bens e serviços para fortalecer o enfrentamento da pandemia da Covid-19, sem abrir mão dos instrumentos de transparência e controle social.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


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