Notícias

Novos quiosques da Curva da Jurema vão impulsionar turismo e economia

Publicada em 22/05/2020, às 11h28

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Wilbert Suave
Praia da Curva da Jurema após a obra de engordamento
Curva da Jurema já ganhou novo visual com o engordamento da faixa de areia e também terá quiosques mais modernos (ampliar)

A ampliação da faixa de areia da Curva da Jurema, que passou a contar com quase 40 metros de largura, e o novo modelo de gestão dos quiosques da praia deverão atrair mais empreendedores interessados em investir no local, contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços para turistas e visitantes após o fim da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (CDTIV), Renzo Nagem, os quiosques serão mais amplos, modernos e de qualidade. Ele destaca que a iniciativa vai contribuir para a geração de emprego e renda, além de auxiliar na retomada do turismo de lazer e da economia da capital no período pós-Covid.

"Com a obra de engordamento da praia, os empreendedores agora encontram um ambiente propício para investir. A empresa Conexxo Serviços e Gestão de Eventos Eireli, vencedora da licitação dos 16 quiosques, já apresentou o plano de ocupação das unidades 3, 4, 5 e 6 e, no momento, os projetos estão em fase de aprovação. É uma intervenção que vai levar mais lazer para moradores e turistas, além de auxiliar o município na retomada das atividades econômicas", explica.

Novos quiosques

De acordo com o plano de ocupação, as primeiras unidades a receberem intervenções serão os quiosques 3, 4, 5 e 6. As quatro unidades serão unificadas e transformadas em duas (3 e 4; 5 e 6), cujas estruturas contarão com um ambiente mais arrojado, composto por dois andares, varanda e deques de madeira na areia para abrigar mesas e cadeiras.

O responsável pela Conexxo, Raimundo Nonato, destaca que a conclusão da obra de engordamento foi comemorada pelos investidores. "A intervenção na faixa de areia vai contribuir para atrair bons empreendimentos para a Curva da Jurema. Mesmo diante deste cenário de pandemia, ainda temos empresários com ótimas ideias e dispostos a investir. Nossa expectativa é que essa pandemia termine o quanto antes para que possamos voltar a investir e iniciar a recuperação da economia", afirma.

Wilbert Suave
Praia da Curva da Jurema após a obra de engordamento
Quiosqueiros antigos aprovam ampliação da faixa de areia e têm a expectativa de aumento do movimento na praia após a pandemia (ampliar)

Quiosqueiros antigos aprovam ampliação da faixa de areia

A proprietária do Quiosque do Alemão, Sônia Maria Laurete Coste, releva que o aumento da faixa de areia deixou a praia ainda mais bonita. "Eu fico até emocionada de ver o resultado dessa obra. Era essa a imagem que eu tinha guardada na memória há 40 anos, quando frequentava a Curva da Jurema. Quando tudo isso passar e as pessoas puderem sair de casa, vão ficar encantadas com essa praia, que é nosso cartão-postal".

O proprietário do Quiosque Visa, Marcos Aurélio Oliveira, também aprovou o novo visual da praia. "Ficou espetacular, do jeito que a Curva da Jurema e a população de Vitória merecem. Quando a pandemia passar, os capixabas vão poder curtir um momento de lazer num espaço mais aconchegante e bonito".

Licitação

Foram licitados os quiosques 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18. A empresa Conexxo Serviços e Gestão de Eventos EIRELI apresentou na proposta comercial o valor global de R$ 27.000,00 pelo aluguel mensal das 16 unidades.

Segundo o diretor-presidente da CDTIV, no momento, seis quiosques estão em atividade e com contrato vigente com o município na Curva da Jurema. Ele revela que os quiosques que têm contrato vigente com a Prefeitura de Vitória continuarão exercendo atividade no local até 2021.

“À medida que os contratos forem encerrados ou rescindidos, esses estabelecimentos passarão a ser administrados pela Conexxo. Contudo, vale destacar que nada impede que os empresários que atuam nos espaços negociem sua permanência", afirma.

Base de Apoio

A Guarda Municipal de Vitória e o Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar) terão novas bases na Curva da Jurema. Os quiosques 1 e 2, que ficam próximos ao monumento Vitória 360, serão reformados para funcionar como ponto de apoio dos grupamentos de trânsito e comunitário e dos guarda-vidas.

Atualmente, a Secretaria de Segurança Urbana de Vitória (Semsu) utiliza o quiosque 18 para esses fins. O ponto fica no outro extremo da praia, próximo à entrada da Ilha do Boi. A praia ainda conta com dois postos elevados para os guarda-vidas.

As novas bases ainda vão garantir mais segurança ao local e tranquilidade para banhistas após o aumento da faixa de areia da Curva da Jurema, cujas obras já foram concluídas. Os quiosques 1 e 2 foram escolhidos como pontos de apoio da Semsu por estarem mais próximos da área de restinga e, também, com ampla visão para os dois extremos da praia.


Voltar ao topo da página