Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Fiscalização da Semmam impede pesca ilegal na baía de Vitória

Publicada em 21/05/2020, às 17h30 | Atualizada em 21/05/2020, às 19h52

Por Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


  • Consumo e produção responsáveis
  • Vida na água

Divulgação Semmam

Apreensão de rede de pesca ilegal

Fiscais devolveram peixes à baía de Vitória após apreensão da rede (Ampliar imagem)

Os agentes de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) fizeram uma ação conjunta com Polícia Ambiental, Polícia Federal e Capitania dos Portos no canal principal da baía de Vitória e apreenderam uma rede de pesca de espera com, aproximadamente, 80 metros.

A gerente de Fiscalização, Priscila Ligia Alvarino, conta que, além da rede, foi apreendida também uma tarrafa de 55mm, cuja medida estava abaixo da permitida pela legislação, que é uma malha de 70 mm e com carteira de pescador. Foram lavrados um auto de apreensão e um auto de infração. Vários peixes que estavam na rede foram devolvidos ao seu habitat natural.

Priscila contou que a fiscalização foi realizada no canal principal, mas a rota dos fiscais também inclui a baía do Espírito Santo (APA Baía das Tartarugas e Praia de Camburi) e toda a baía de Vitória (manguezal e canal de navegação).

O secretário municipal de Meio Ambiene, Ademir Barbosa Filho, ressalta que o artigo 1° da lei municipal nº 9.077/17 proíbe pesca utilizando qualquer tipo de rede, seja de espera, de cerco, de emalhe ou de arrasto de fundo em Vitória.

O pescador que for flagrado, além de perder todo o material, responderá a crime ambiental, passível de prisão e pode pagar uma multa que varia de R$ 700,00 a R$ 100 mil. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site