Notícias

PMV investe em ações e obras para revitalizar Centro de Vitória

Publicada em 16/01/2020, às 12h10

Por Patrícia Arruda, com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Regina Freitas


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Diego Alves
vistoria as obras da ponte seca
A PMV investiu R$ 3 milhões para restaurar a Ponte Seca
Flávio Almeida
Fachada FAFI
O prédio da Fafi foi recentemente restaurado pela PMV (ampliar)

O Centro de Vitória vem sendo revitalizado a cada ano. Desde o início da gestão, a Prefeitura de Vitória tem investido na restauração de prédios e realização de diversas obras e intervenções com vistas no fortalecimento do turismo e comércio da região.

Entre as obras que foram restauradas tem a Ponte Seca, local histórico e tombado, onde a Prefeitura fez um investimento de R$ 3 milhões no restauro da estrutura de aço, drenagem e iluminação cênica. Também foram restaurados e entregues os edifícios Pouso Real e Tabajara, com 40 apartamentos, o que permitiu a moradia popular de 40 famílias.

Outras restaurações foram a Casa Porto, tradicional local de exposição e apresentação artística e o tradicional Casarão Cerqueira Lima, que restaurado se tornou uma nova Biblioteca Municipal.

A Fafi - Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música - foi restaurada com nova fachada, telhado, piso, revisão elétrica, sistema de climatização do prédio, construção de rampa, adequação dos banheiros, construção da calçada cidadã e instalação de um elevador, tornando o espaço acessível para um número maior de pessoas, inclusive para pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.

O cuidado com o Centro está também no Plano de Despoluição Visual (Lei 8.779/14), que busca reduzir a quantidade de placas de publicidade, assim como seu tamanho, buscando deixar o Centro um espaço mais agradável para o pedestre. Em 2014, mais de 650 comerciantes e os proprietários de imóveis foram visitados pela equipe de comunicação municipal, o Papo da Cidade, juntamente com estudantes de arquitetura, para dar orientação personalizada aos lojistas.

Morar

A Prefeitura de Vitória realiza também o projeto de moradia “Morar no Centro”, que tem o objetivo de repovoar a área central da cidade e assim diminuir o déficit habitacional de Vitória, dando função social aos edifícios abandonados ou mal aproveitados. Até o momento, já foram reformados e entregues três empreendimentos: os edifícios Estoril Residencial (54 unidades habitacionais), Tabajara e Pouso Real (20 unidades habitacionais em cada edifício), totalizando 94 unidades habitacionais.

O edifício onde funcionava o antigo Cine Santa Cecília será reformado e transformado em um residencial destinado a famílias de baixa renda dos bairros Piedade, Moscoso, Fonte Grande e Santa Clara, previamente cadastradas em projeto habitacional de interesse social.

André Sobral
Ciclofaixa que liga o Tancredão a Rua de Lazer
A ciclo faixa ajuda a movimentar a Rua de Lazer no Centro
Divulgação Drone
viradão vitoria
O Viradão Vitória promove 24 horas de atrações culturais no Centro

Turismo e lazer

Uma ação que tem levado muitas pessoas ao Centro é a Rua de Lazer aos domingos, com o fechamento da Avenida Beira-Mar para os veículos e uso das famílias e também o fortalecimento da Rua Sete como Rua Viva, tornando-se ponto de encontro com novos ombrelones e mesas padronizadas.

Além disso, desde 2014 o Centro recebe o Viradão Vitória, com mais de 24 horas de apresentações artistas nacionais e capixabas, chegando a atrair uma média de 70 mil pessoas, incluindo turistas e dinamizando a economia local.

O estacionamento rotativo no Centro possibilitou uma maior movimentação de pessoas, dando maior ênfase ao comércio da região. A Base da Guarda Municipal na Avenida General Osório, que funciona 24 horas, vem proporcionando maior segurança.

O Parque Moscoso ganhou brinquedos adaptados para crianças deficientes físicas e na época do Natal recebeu, pelo terceiro ano consecutivo recebe a Vila do Papai Noel, que tem atraído milhares de visitantes ao Centro.

Investimentos

A Prefeitura de Vitória está investindo na restauração do Parque da Gruta da Onça, que contará com trilhas ecológicas e reflorestamento em proteção à nascente descoberta. Outro espaço que está com projeto de restauro é o Mercado da Capixaba, que receberá nova fachada, telhado e reconstrução de sua calçada.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Cidade, Leonardo Caetano Krohling, o Centro de Vitória tem recebido várias atenções do poder público municipal.

“A Fafi e o Sesc Glória foram recentemente restaurados. Esses equipamentos, somados aos monumentos do Visitar Centro Histórico e ao Palácio Anchieta, formam um circuito cultural na região. A restauração do Mercado da Capixaba é mais um passo para a revitalização do Centro, que se consolidará como mais um ponto turístico de entretenimento para o morador e para o visitante, além de fator indutor para o desenvolvimento do comércio no entorno”, disse.

Leonardo Silveira
Fachada do Teatro SESC Glória
O Sesc Glória é um dos prédios culturais restaurados no Centro
Leonardo Silveira
Chegada do Papai Noel Tropical na Cantata de Natal no Parque Moscoso
A Vila do Papai Noel levou milhares de pessoas ao Parque Moscoso (ampliar)

Voltar ao topo da página