Notícias

Ano letivo vai começar com novidades nas escolas de Vitória

Publicada em 15/01/2020, às 17h17

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira

Com a colaboração de Marlon Lima


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
escola
Todas as unidades de ensino de Vitória contarão com rede de internet wi-fi
Divulgação Seme
escola
Os mobiliários das unidades de ensino também foram renovados

Os estudantes da rede municipal de ensino de Vitória encontrarão muitas novidades na infraestrutura dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) no ano letivo de 2020.

“As unidades de ensino ganharão mobiliário renovado, novos brinquedos de playground, laboratórios de Linguagem, História e Geografia, equipamentos de informática, rede de internet wi-fi, ambiente climatizado e novas placas de identificação”, conta a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

As novidades representam mais de R$13 milhões em investimentos pela Secretaria Municipal de Educação da capital.

Laboratórios Pedagógicos

Entre as novidades estão os modernos Laboratórios Pedagógicos. São laboratórios de Linguagem e de História e Geografia, que oferecerão novas ferramentas e possibilidades para o processo de ensino aprendizagem a partir das Salas Ambiente das unidades.

Cada laboratório é composto por diversos itens, que fomentam e incentivam os estudantes a ampliarem conhecimentos, além de aguçar a curiosidade e a criatividade durante as atividades e trabalhos estudantis.

Os de História e Geografia, por exemplo, são compostos por globo terrestre político; globo terrestre luminoso histórico, físico e político; sistema planetário em madeira; conjunto de amostras de minerais e rochas magmáticas; quebra cabeças de mapas; jogo para estimular a atenção; mapoteca de geografia; mapoteca de história e gravador de voz digital.

Programa Conexão Escola

Todas as unidades de ensino de Vitória contarão com rede de internet wi-fi, em conformidade com o programa Conexão Escola. Atualmente, 50% das unidades estão conectadas, e a implantação segue em andamento no decorrer do ano.

Renovação do parque computacional

O processo de renovação e modernização do parque computacional das unidades de ensino atinge principalmente os laboratórios de informática das escolas.

"Equipamentos, licenças e serviços de virtualização já foram adquiridos para o projeto, que atualmente se encontram em fase de implantação e configuração de sistema", revela Adriana.

O primeiro laboratório totalmente virtualizado foi o da EMEF Alvimar Silva. Também estão em procedimentos de virtualização os laboratórios das EMEFs Eber Louzada Zippinotti, Ceciliano Abel de Almeida e Tancredo de Almeida Neves.

Mobiliário e equipamentos

O mobiliário escolar também está sendo renovado nas unidades de ensino. Além dele, entram na lista de aquisições equipamentos de cozinha e eletrônicos como minisystems e smartvs, ferramentas que contribuirão muito para o aproveitamento e desenvolvimento pedagógico dos estudantes.

Novo modelo de refeitório

O novo modelo de refeitório para as Emefs, além da beleza estética, otimiza o espaço escolar: cada conjunto é composto de uma mesa e seis cadeiras, que podem ser organizadas em série, ou seja, uma de frente para outra. O tampo das mesas, o encosto e o assento das cadeiras são fabricados em resina plástica injetada, característica que contribui para a higienização.

Climatização

“Aparelhos de ar-condicionado e climatizadores evaporativos vão promover o conforto térmico necessário nos ambientes de convivência dos estudantes e profissionais, como refeitório, quadra e pátio, além das salas de aula”, explica a secretária Adriana Sperandio. A instalação dos equipamentos já está sendo feita e vai contribuir diretamente para a qualidade do processo educacional.

Identificação

Em todas as escolas da rede municipal, saem as placas de identificação antigas e desgastadas pelo tempo e entram placas novas, mais modernas e bonitas. “A intenção consiste em melhorar a identificação dos prédios, como também fortalecer a identidade visual da rede de ensino”, afirma a secretária.

O ano letivo de 2020 começa no dia 05 de fevereiro em todas as unidades de ensino da rede municipal de Educação de Vitória.


Voltar ao topo da página