Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Crianças aprendem a combater mosquito da dengue por meio do teatro

Publicada em 15/01/2020, às 16h59

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Vida terrestre

Divulgação Seme

dengue

As crianças tiveram uma aula diferente e aprenderam a combater a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza diversas atividades educativas e preventivas sobre as arboviroses em parques, praças e escolas em todos os territórios de saúde do município. Na manhã desta quarta-feira (15), Equipes de Educação em Saúde do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) estiveram no Projeto Caminhando Juntos (Cajun) de Andorinhas realizando uma ação com exposições de maquetes e teatros, que mostram o ciclo reprodutor do mosquito Aedes aegypti (transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya).

O evento teve como principal objetivo chamar a atenção e conscientizar as crianças e os familiares sobre os cuidados necessários para combater o mosquito. Para o diretor do CVSA, Rogério Almeida, o trabalho de combate à dengue não tem idade.

“As crianças são ótimas aliadas contra o Aedes Aegypti. Elas têm uma facilidade imensa de influenciar os pais, além de terem uma iniciativa incrível”, disse.

Outras Ações

Para enfrentar esse cenário, o CVSA também utiliza da aplicação de inseticida espacial (fumacê) e aplicação de larvicida biológico para controle de criadouros em valas e bueiros em todos os bairros de Vitória.

Também são realizadas ações de rotina, em especial, a visita domiciliar dos agentes de endemias, que fazem tratamento e eliminação de eventuais focos e orientam os moradores sobre medidas de prevenção. As ações educativas também são realizadas nas comunidades, unidades de saúde, e locais de grande movimentação.

Além disso, quatro vezes ao ano o CVSA também realiza o Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) que mostra a situação de risco dos bairros, divididos em 13 estratos, com os principais criadouros encontrados e o tipo de ação necessária para o controle do vetor.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site