Notícias

Árvores com risco de queda ou invasoras são retiradas na cidade

Publicada em 04/12/2019, às 16h51

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Ação contra a mudança global do clima
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Retirada de árvores em risco de queda
Árvores são retiradas apenas após parecer técnico da Semmam (ampliar)

Equipes da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) realizam até sexta-feira (6) a retirada de árvores com risco de queda ou invasoras, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes.

Um exemplar de Mangueira com nove metros de altura na rua Ludwick Macal, 156, em Jardim da Penha, é uma das árvores. O vegetal apresenta risco iminente de queda.

Uma Senna Siamea com oito metros de altura na avenida Anísio Fernandes Coelho, 445, em Jardim da Penha, está com o sistema radicular aflorado e suas raízes estão voltadas para o muro. Dessa forma, a poda radicular colocará o exemplar em risco. Em substituição, será plantada uma muda de Angico Cangalha.

Também será retirado um exemplar arbóreo da espécie Leucena de altura superior a oito metros na área ajardinada no canteiro do estacionamento do Hortomercado, na Praia do Suá. A Leucena é um vegetal invasor de alto potencial de disseminação, causando, na maioria das vezes, a morte e/ou a degeneração da vegetação de áreas de remanescentes florestais de plantas nativas. Em substituição, será plantada uma muda de Lophantera.

Outra Leucena a ser retirada é uma espécie de altura superior a oito metros na rua Rosilda Falcão dos Anjos, na calçada do Tancredão.

Obra e compensação

Dois exemplares arbóreos de Albizia com sete metros de altura na avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 1.245, na Enseada do Suá, serão retirados para atender ao projeto da obra do TRT, conforme parecer técnico da Gerência de Áreas Verdes. Em compensação, serão feitas doações de 20 mudas de Pau Brasil, que serão destinadas às ações de melhoria da arborização e do paisagismo urbano de Vitória, conforme a Lei Municipal de Arborização (8.696/2014).

Diretrizes

A gerente de Áreas Verdes da Semmam, Giselle Guimarães, informa que todas as retiradas se enquadram nas diretrizes e nos procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a Lei Municipal 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público de Vitória.

O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no decreto 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes de Vitória (PDA).


Voltar ao topo da página