Notícias

Avenida Jerônimo Monteiro será nova galeria de arte a céu aberto de Vitória

Publicada em 04/12/2019, às 17h25

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

João Postiço
O artista João Postiço, com o projeto A Arte é Nossa, está transformando a avenida Jerônimo Monteiro numa galeria de arte a céu aberto
Fachadas das lojas da avenida Jerônimo Monteiro estão recebendo intervenções artístico-urbanas com foco na fauna e na flora

O projeto A Arte é Nossa começou a transformar mais uma região em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. Com inspirações na fauna e na flora capixaba, a avenida Jerônimo Monteiro, no Centro, recebe as primeiras intervenções de arte urbana pelas mãos do artista João Postiço, de 35 anos. Nesta primeira etapa, vão ser 119 m² de área pintada.

As intervenções na avenida Jerônimo Monteiro vão poder ser vistas integralmente à noite e vão contar com iluminação cênica para destacar a beleza de cada uma.

As pinturas vão ser feitas nas fachadas das lojas que compõem a avenida. Por isso, as intervenções são realizadas à noite e nos finais de semana, em que o artista, que já tem mais de 20 anos de experiência na área, aproveita para acertar os detalhes que a luz artificial da noite não permite ver.

Revitalização do Centro

"A pintura de painéis com iluminação cênica na porta de lojas fechadas na avenida Jerônimo Monteiro vai criar uma galeria a céu aberto na via mais tradicional de Vitória, para que a gente possa ter as pessoas voltando os seus olhos para mais uma iniciativa de revitalização do Centro da capital. O Natal no Parque Moscoso, essa galeria a céu aberto, a Rua de Lazer, o apoio às atividades gastronômicas de bares e restaurantes da região, o ônibus turístico, a restauração de monumentos, entre outras ações, fazem o mesmo caminho de todos os Centros Históricos do mundo que foram revitalizados. A revitalização vem pela arte, pelo turismo, pela cultura, pelos movimentos artísticos e culturais, como temos incentivado amplamente no Centro", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Inspiração

A inspiração de João Postiço vem ao trazer cores e a própria natureza para dentro de um centro urbano, rompendo com a lógica do concreto e as cores pastéis de um centro histórico. "Precisamos falar sobre como lidamos com o meio ambiente e a natureza. Preciso dar cores e formas que trazem sensações e alegria para esse organismo com muitos integrantes marcados pela rotina em meio ao concreto", revela o artista.

Elogios

As pessoas que passam pelo local já podem ver os trabalhos de João Postiço sendo feitos nas portas das lojas da avenida. A expectativa é de que a obra fique completa em março de 2020. Os trabalhos já mexem com os moradores e pessoas que passam pelo local. "O desafio é imenso, mas é gratificante. Quase todas as pessoas que passam elogiam e incentivam", relata o artista.

Transformação

Para a coordenadora do projeto A Arte é Nossa, a artista plástica Fernanda Bellumat, as intervenções artístico-urbanas aproximam munícipes do seu universo por meio da arte. "Para além da transformação física dos espaços públicos, ações artísticas como essas são meios potentes de transformação do sentimento da comunidade em relação a esses espaços".

Arte e orgulho

O secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, reforçou que o projeto A Arte é Nossa é uma forma do munícipe entrar em contato com a arte dentro da vida cotidiana, ao mesmo tempo que proporciona espaços para que os artistas exponham seu trabalho. "O Arte é Nossa é uma política pública bem-sucedida que tem como objetivo enaltecer a arte, embelezar a cidade e fazer com que o munícipe se sinta orgulhoso", afirmou. 

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa realiza intervenções urbanas em espaços públicos da capital e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia dos moradores. Para isso, os muros da cidade ganham obras realizadas com grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura.

O objetivo é devolver aos moradores de Vitória os espaços públicos da cidade de forma mais poética, valorizando e estimulando a criatividade do artista local, além de reforçar a importância da cultura como elemento de transformação das cidades.


Voltar ao topo da página