Notícias

Verão: ambulantes que atuam em praias têm orientações da Vigilância Sanitária

Publicada em 04/12/2019, às 16h50

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Consumo e produção responsáveis

André Sobral
Vigilância Sanitária
Vigilância Sanitária orientou ambulantes sobre manipulação, organização e descarte de alimentos (ampliar)
André Sobral
Vigilância Sanitária
Ambulantes Elias de Jesus e Janiele Oliveira aprovaram as palestras para oferecer um bom serviço aos consumidores no verão (ampliar)

Cerca de 50 ambulantes que trabalham nas orlas da Ilha do Boi, Curva da Jurema e Camburi participaram de palestras para preparar o comércio nas praias para o grande fluxo de pessoas que circulam na cidade durante o verão.

As orientações foram dadas pela Vigilância Sanitária (Secretaria Municipal de Saúde), pela Gerência de Educação Ambiental (Secretaria de Meio Ambiente) e pela Coordenação de Fiscalização de Posturas (Secretaria de Desenvolvimento da Cidade), nesta última terça-feira (5).

Janiele Oliveira Riva elogiou a iniciativa, especialmente para quem, como ela, começou nessa atividade há pouco tempo. "Achei muito importante e interessante participar, pois aprendemos sempre um pouco mais. Além disso, é a oportunidade das pessoas tirarem suas dúvidas", explica.

Elias de Jesus Reges também trabalha como ambulante na Curva da Jurema há cerca de 30 anos. Ele ressaltou a importância dos fiscais para a realização de um bom trabalho nas praias. "A equipe da Vigilância sempre nos orienta e nos apoia. Por isso também sempre participo das atividades que eles indicam", declara.

Conscientização

Nutricionista da Vigilância Sanitária, Flávia Maria de Lima Barbosa apresentou os principais conceitos do "Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação", da Anvisa. Ela ressaltou os principais cuidados com manipulação, acomodação e descarte de alimentos, observando também a higiene e a organização do local onde eles são manipulados.

"Nosso principal objetivo é conscientizar esses comerciantes e ambulantes sobre como esses cuidados podem impactar na vida das pessoas e agregar valor e qualidade aos produtos deles", explica Flávia.

Descarte do lixo

Em seguida, o servidor da Gerência de Educação Ambiental Idelvon Poubel ressaltou a importância que os ambulantes podem ter na manutenção das praias limpas, apenas orientando e conversando com os banhistas sobre a importância de descartar corretamente o lixo. "Infelizmente, 85% dos resíduos nas praias vêm da alimentação: latinhas, copos e canudos de plástico, palitos de espetinhos. Já foi pior, mas é preciso continuar reforçando essa prática de não jogar lixo na praia", explicou.

Fiscalização

O evento terminou com a palestra de Isamara Cruz e Roberto Clemente, da equipe de Fiscalização de Posturas, que explicou como a fiscalização organiza o meio urbano e preserva a identidade de uma cidade, considerando também segurança e conforto no uso dos bens e no exercício das atividades.

Nova palestra

As equipes preparam para a próxima quarta-feira (11) mais uma rodada de palestras sobre esses assuntos, porém voltado para ambulantes que atuam nas demais áreas da cidade de Vitória.

Matéria relacionada

Quiosqueiros e ambulantes conscientizados para manter praias limpas


Voltar ao topo da página