Notícias

Atrações do Circuito Ambiental e plantios marcam o Dia da Árvore

Publicada em 13/09/2019, às 19h07

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Dia da Árvore
Programação em comemoração pelo Dia da Árvore será recheada de atividades (ampliar)

Para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) preparou uma programação especial.

Vitória conta com 33.795 árvores plantadas e é o município com maior número de espécies em área urbana na Grande Vitória.

A programação foi preparada pelas gerências de Educação Ambiental, Áreas Verdes e Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas e começa nesta segunda-feira (16) e vai até sexta-feira (20) com o Circuito Ambiental "Plantando sementes para um Mundo Melhor".

Segundo a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, as atividades serão desenvolvidas pelos educadores ambientais em parceria com os alunos de Engenharia Sanitária Ambiental e do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

"As atividades serão realizadas no próprio Ifes. A expectativa é de que mais de 2 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Vitória participem das atividades", disse Juliana.

Os alunos da rede municipal terão a oportunidade de participar de atividades lúdicas educativas que possibilitam a interação e promovem conhecimentos quanto à questão ambiental, possibilitando despertar para a preservação e a conservação.

Leonardo Silveira
Pedra dos Dois Olhos
Parque da Fonte Grande é uma das unidades de conservação de Vitória e conta com espécies de Mata Atlântica

Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas

Alunos e professores terão a oportunidade de caminhar, identificar, localizar e conhecer mais o território e a diversidade das árvores no Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas.

O mapa, que tem cerca de 50 metros quadrados, equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal e foi criado e desenvolvido pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental e da Gerência de Informação e Geoprocessamento.

Jogo Gigante da Carta da Terra

Outra atração é o Jogo Gigante da Carta da Terra, com um tabuleiro de 144 metros quadrados. "Ele ensina de forma lúdica e traz o conceito de cooperação como estratégia de educação para a sustentabilidade. Ao brincar, o participante é estimulado a trocar e compartilhar seus conhecimentos e fazer uma reflexão das ações ambientais, promovendo uma visão geral da sociedade e do planeta Terra", explicou Juliana.

O tabuleiro representa a vasta biodiversidade do planeta e a diversidade cultural. 

Exposição de Mata Atlântica

A "Exposição de Mata Atlântica: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares" também faz parte da programação.

Ela apresenta a Mata Atlântica que faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do Maciço Central com áreas de preservação ambiental protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos.

A exposição contará com várias árvores in natura da Mata Atlântica.

Jogo Gigante da Memória das Árvores de Vitória

É um jogo de memória com imagens das árvores de Vitória, possibilitando o conhecimento e a identificação das espécies.

Jogo das Argolas 

O jogo foi confeccionado a partir da reutilização de garrafas pet e jornal, possibilitando a todos os participantes conhecer mais sobre as árvores da Mata Atlântica.

Oficina 

Os alunos terão a oportunidade de confeccionar, por meio de colagem, uma árvore a ser fixada em um lápis como lembrança.

Plantios

De 16 a 20 de setembro, a Gerência de Áreas Verdes estará realizando diariamente plantio de mudas de Ipês, Jabuticabeiras e Clúsias Hilariana nos Parques da Cidade com a participação de alunos da Rede Municipal.

Já no dia 21, haverá o plantio de 130 mudas de reflorestamento com alunos do Ifes no Parque Natural da Fonte Grande. Depois eles farão uma trilha e uma visita pelos mirantes.

Meliponicultura

No dia 20, haverá, no Parque Natural da Fonte Grande, palestra sobre o Programa de Meliponicultura Ilha do Mel, que é uma parceria entre Associação de Meliponicultura do Espírito Santo e Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas.

Símbolo

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que a árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais.

"As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais".

 


Voltar ao topo da página