Notícias

Setembro Amarelo: unidades de saúde de Vitória aderem à campanha

Publicada em 13/09/2019, às 17h49

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus
Setembro Amarelo
US do Bairro da Penha ganhou decoração especial para marcar o Setembro Amarelo (ampliar)
Divulgação Semus
Setembro Amarelo
"Kits de autoimagem” serão distribuídos no Bairro da Penha para reforçar a importância do autocuidado e da autovalorização (ampliar)

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e, no Brasil, todo o mês passou a ser parte de um movimento conhecido como “Setembro Amarelo”. Por isso, as unidades de saúde de Vitória estão decoradas com esse tema.

A US do Bairro da Penha, além de aderir à decoração, também preparou uma atividade para o próximo domingo (15), durante a Corrida de Rolimã.

Agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, assistentes administrativos e enfermeiro estarão, das 7 às 13 horas, distribuindo fôlderes sobre o Setembro Amarelo, “cafunés terapêuticos”, “abraços grátis” e “Kits de autoimagem” na praça do bairro.

A professora de Educação Física Milene Martinazzi Garcia, que idealizou a ação, explica que a ideia é aproximar ainda mais a comunidade e as equipes de saúde da unidade, além de promover um momento em que as pessoas possam se abrir durante as abordagens e divulgar serviços de saúde.

Já os "Kits de autoimagem” serão distribuídos para reforçar a importância do autocuidado e da autovalorização. "Queremos lembrar às pessoas que elas podem contar com a equipe de saúde e que elas têm valor, principalmente para elas mesmas", explica.

Divulgação Semus
Setembro Amarelo
US da Fonte Grande (ampliar)
Divulgação Semus
Setembro Amarelo
US de Consolação (ampliar)

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Divulgação Semus
Setembro Amarelo
US Santa Luiza (ampliar)
Divulgação Semus
Setembro Amarelo
US Ilha do Príncipe

Voltar ao topo da página