Notícias

Vitória será destaque em evento de negócios para cidades inteligentes no País

Publicada em 19/07/2019, às 12h01 | Atualizada em 19/07/2019, às 17h24

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Wilbert Suave
Placa indicativa de Área de Internet Livre
Cidade inteligente: Vitória conta com vários pontos de internet gratuita

As experiências e os investimentos tecnológicos adotados pela Prefeitura de Vitória serão destaques no Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019, um dos principais eventos de negócios para cidades inteligentes no País, que acontece entre os dias 22 e 24 de julho, em São Paulo. Na ocasião, serão mostradas as ações que têm contribuído para modernizar a cidade.

A administração municipal será representada no evento pelo secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, que irá mostrar os vários projetos desenvolvidos em Vitória.

"Vamos apresentar vários casos de sucesso, como o agendamento on-line de consultas médicas, o Botão do Pânico, o Trabalha Vix, a matrícula virtual da rede municipal de ensino, a avaliação do sistema de saúde por torpedos e o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória. Com esses avanços tecnológicos, a tomada de decisão tornou-se mais eficiente e rápida, já que trabalhamos com dados reais do que está acontecendo na cidade naquele momento. E continuamos criando mais sistemas para melhorar a vida do cidadão de Vitória", disse Passos, elencando alguns dos projetos desenvolvidos pelas equipes da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI).

Geração de negócios

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca o pioneirismo da capital no caminho da inteligência e a importância da participação do município no evento para a geração de negócios nas áreas de turismo, inovação, tecnologia e desenvolvimento.

“Vitória se destaca no cenário nacional pelas ações implantadas de cidade inteligente. Nesse sentido, o evento é um importante ambiente de negócios para buscar parceiros que auxiliarão o município na criação e consolidação da nova matriz econômica, também conhecida como economia do conhecimento, bem como tornar o município atrativo para empresas do mundo todo”, afirma.

Casos de sucesso

Entre os casos de sucesso que serão apresentados no evento, estão: 

Vitória Online

Em Vitória, a população conta com rede de internet gratuita em diversos pontos da cidade. Além disso, por meio do aplicativo Vitória Online, é possível ter acesso a centenas de serviços públicos municipais, promovendo o consumo igualitário e garantindo uma maior agilidade nos atendimentos e economia de recursos. Com as informações disponíveis e a possibilidade de registrar sugestões e reclamações on-line, o número de chamados abertos pelo telefone 156 (Fala Vitória) reduziu em 53% de 2013 para 2018.

Procon Vitória

Outro destaque tecnológico que passou a oferecer mais comodidade aos munícipes é o aplicativo do Procon Vitória. Com ele, o cidadão pode abrir reclamações e acompanhar todo processo pelo celular e de onde estiver. Além disso, o consumidor tem acesso ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pode ver o ranking das empresas mais reclamadas e, assim, decidir em qual estabelecimento comprar ou assinar contrato.

Fiscalização

A modernização também já chegou aos agentes de trânsito, que ganharam smartphones para registrar as ocorrências e, em breve, chegará à fiscalização, que utilizará tablets e impressoras portáteis para tornar os trabalhos nas ruas mais eficientes.

A iniciativa vai auxiliar os fiscais municipais que atuam nas áreas de posturas, obras, transportes, limpeza urbana, meio ambiente, consumo e vigilância sanitária, que passam a trabalhar sob um novo regime de produtividade, que deixa de ser uma ação punitiva para cooperativa.

Botão do Pânico

Implementado em 2013 pela Prefeitura de Vitória, em parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o Botão do Pânico é uma das principais ferramentas para coibir a violência doméstica. Desde sua criação, 85 equipamentos já foram entregues. Atualmente, 12 mulheres estão com o dispositivo.

O equipamento é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha.

Assim que é acionado, o equipamento indica a localização exata da vítima. Os dados são enviados à Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, que imediatamente envia a Patrulha Maria da Penha ao local. O aparelho também inicia um sistema de gravação do áudio ambiente, que fica armazenado e pode ser usado, judicialmente, contra o agressor.

Carlos Antolini
Cerco Eletrônico Câmeras
Cerco Inteligente de Segurança ajuda a elucidar crimes e reduzir o número de roubos de veículos na capital

Cerco Inteligente de Segurança

Em funcionamento desde abril de 2018, o Cerco Inteligente de Segurança já ajudou a recuperar 170 veículos na capital. Sempre que um carro é furtado ou roubado e o dono registra a ocorrência, imediatamente a placa do veículo vai para o sistema do Cerco Inteligente de Segurança.

A partir daí, se o carro passar por alguma das 18 barreiras instaladas na capital, um alarme vai disparar na Central de Videomonitoramento. Nesse momento, o veículo é fotografado pelo sistema e os agentes da Central avisam às equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar que estão na rua.

Ele passa a ser acompanhado em tempo real pelas 230 câmeras de videomonitoramento da cidade. Todas as informações são passadas via rádio para os agentes do patrulhamento.

Agendamento online de consultas médicas

Desde maio de 2017, os usuários da rede municipal de saúde contam com o sistema de agendamento online de consultas médicas. Através da ferramenta, é possível realizar as marcações dos atendimentos sem precisar ir até as unidades de saúde.

Para agendar a consulta, o morador deve acessar o sistema por meio do portal da Prefeitura ou do aplicativo Vitória Online. O agendamento funciona diariamente, a partir das 7 horas, ofertando novas vagas. Quem tiver dificuldade em usar a ferramenta pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima.

Confirma Vitória

Todas as unidades de saúde da capital utilizam o Confirma Vitória para organizar o acesso às consultas agendadas e otimizar a oferta de vagas. Dessa forma, o paciente deverá obrigatoriamente confirmar ou cancelar seu agendamento online.

Após a marcação da consulta, o usuário recebe um torpedo oito dias antes solicitando a confirmação ou o cancelamento no sistema. O morador pode fazer sua confirmação com até dois dias de antecedência pelo computador, tablet ou celular (por meio do aplicativo Vitória Online).

As consultas canceladas ou não confirmadas retornam para o sistema, sendo novamente disponibilizadas para outros pacientes. Em junho de 2019, graças ao Confirma Vitória, 5.771 consultas que seriam perdidas puderam ser reaproveitadas por outros pacientes.

Avaliação por torpedo dos serviços de saúde

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços eatendimentos prestados na capital.

O sistema permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde. A partir dessas notas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Agendamento online Cras

Vitória saiu na frente e é o único município do país que oferece o agendamento online para os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). A ferramenta trouxe inovação e tem ajudado a tornar a cidade mais justa einteligente.

O agendamento pode ser feito pelo site da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online. Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.

O programa oferece três opções de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); e Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação das demandas e encaminhamentos.

Avaliação da Alimentação Escolar

As famílias dos estudantes da rede de ensino de Vitória têm a oportunidade de avaliar os cardápios das escolas municipais. Trata-se da Avaliação da Alimentação Escolar, que permite aos pais ou responsáveis dar notas de 0 a 10 para a alimentação que é ofertada aos alunos. O sistema funciona por meio de mensagens SMS (torpedos).

O instrumento integra o modelo de gestão compartilhada na administração municipal, sendo mais uma estratégia da cidade inteligente adotada pelo município.

Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019

O Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019 reúne as principais empresas de tecnologias, prefeitos, secretários, governadores e todo ecossistema de cidades inteligentes em mais de 8.200 m².

O evento promove uma imersão em todos os aspectos das novas tecnologias utilizadas para resolver problemas comuns, como o trânsito, segurança pública ou limpeza urbana.

O evento proporcionará aos participantes a chance de acompanhar 18 Reuniões Estratégicas entre especialistas do setor e autoridades. Outro destaque são os ganhadores do Prêmio InovaCidade, que reconhece as iniciativas ou projetos que tenham causado impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade.


Voltar ao topo da página