Notícias

Autos da Paixão de Cristo emocionarão público em três pontos da capital

Publicada em 16/04/2019, às 16h40 | Atualizada em 17/04/2019, às 13h49

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Auto Romão/Divulgação
Auto da Paixão de Cristo
Intitulado "Rei dos Reis", o Auto da Paixão de Cristo da Comunidade do Romão é realizado e encenado pelo Movimento Comunitário
Auto Romão/Divulgação
Auto da Paixão de Cristo
Espetáculo, que apresenta as passagens mais populares da vida de Cristo, está dividido entre a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.

A união da fé e da arte. Assim são as apresentações do Auto da Paixão de Cristo, que recria os passos de Jesus por todo o seu calvário até a ressurreição. Em Vitória, as encenações acontecem na Sexta-Feira Santa (19) em três pontos da capital:

  • no Romão, a partir das 19h30;
  • na comunidade de Santo Antônio, a partir das 20 horas;
  • no Parque Pedra da Cebola, às 21 horas.

A encenação dos três autos conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio do Fundo Municipal de Cultura.

Romão

Intitulado "Rei dos Reis", o Auto da Paixão de Cristo da Comunidade do Romão é realizado e encenado pelo Movimento Comunitário do Romão há 28 anos. O espetáculo, que apresenta as passagens mais populares da vida de Cristo, está dividido entre a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus.

O texto tem como base os evangelhos e foi adaptado para uma linguagem que tem o objetivo de aproximar o espectador da história. Além disso, a encenação tem a proposta de levar até a comunidade trabalhos produzidos por artistas da cidade.

A encenação contará com a participação da cantora lírica Elaine Rowena, da atriz Beth Caser, que interpreta Maria, do Grupo Motumbaxe, além de uma equipe de aproximadamente 250 pessoas, entre atores, cantores, músicos, técnicos, artistas de circo e da comunidade.

Pedra da Cebola

O IX Auto da Paixão e Morte de Cristo, que acontece no Parque Pedra da Cebola, apresenta em 18 cenas a saga da vida de Jesus. Além disso, o espetáculo traz uma reflexão sobre o tema "violência contra a mulher".

Neste ano, o Teatro Du Beco abriu inscrições para novos integrantes e selecionou 37 pessoas para compor o elenco. A encenação conta com várias participações especiais, como da cantora lírica Natércia Lopes, das atrizes Suely Bispo, Gerusa Contti e Thelma Lopes, dos atores Pietro Di Marcos e André Pimenta, além do dançarino Elídio Netto, como anjo Gabriel, e Heliomar Cupertino, no papel de Satanás.

Jesus Cristo será vivido por dois atores: aos 12 anos, será interpretado pelo ator mirim Gustavo Garcia e, na fase adulta, por Roberto Ferrante, que interpreta o personagem pela quinta vez. A apresentação também conta com as dançarinas do Espaço de Danças Orientais Nilcelia Prates.

Na equipe, mais de 80 pessoas, entre artistas profissionais e iniciantes, artistas convidados e técnicos. O Auto da Paixão e Morte de Cristo tem a direção geral de Verônica Gomes e artística de Robson de Paula.

Caca Lima/Divulgação
Auto da Paixão de Cristo
Auto da Paixão e Morte de Cristo no Parque Pedra da Cebola apresenta em 18 cenas a saga da vida de Jesus Cristo
Caca Lima/Divulgação
Auto da Paixão de Cristo
Na fase adulta, Jesus será interpretado por Roberto Ferrante, que vive o personagem pela quinta vez no Parque Pedra da Cebola

Santo Antônio

O Auto da Paixão de Cristo de Santo Antônio usa a cultura teatral de enredo popular, trabalhando as expressões artísticas existentes na própria região para narrar a saga de Jesus Cristo. Além disso, estabelece o intercâmbio entre profissionais e técnicos das áreas cênicas e musicais e comunidade.

A encenação está dividida em 32 cenas e reúne uma equipe de 200 pessoas, entre artistas e técnicos, em diversas linguagens artísticas, como teatro, dança, circo, música, ginástica artística e show pirotécnico.

O elenco conta com a participação do ator Markus Konká e da trupe circense Irmãos Kyoskys; coreografias do bailarino Gil Mendes e da Cia de Dança In Pares; do maestro Claudio Modesto; da regente do Serenata Canto Coro (coral com crianças inseridas nas comunidades do morros do Quadro, Chapada, Cabral, Vila Rubim, Caratoíra e Inhanguetá), Luciene Pratti Chagas; além de participação da comunidade dos bairros Santo Antônio e Grande Vitória. A direção artística e de produção do evento é de Marcia Gaudio.

Entre os destaques, estão os cantores Edson Papo Furado e Fabíola Santos, que irão interpretar o clássico da MPB "Ave Maria no Morro", e a participação de integrantes do Centro de Convivência para a Terceira Idade (CCTI) do Centro.

Serviço
Autos da Paixão de Cristo 
Entrada franca

Romão
Onde: rua Ormando de Aguiar, 208
Quando: sexta-feira (19), a partir das 19h30

Santo Antônio
Onde: escadaria da Basílica de Santo Antônio
Quando: sexta-feira (19), a partir das 20h

Pedra da Cebola
Onde: Parque Municipal Pedra da Cebola
Quando: sexta-feira (19), a partir das 21h

Interdições

Moradores e condutores devem ficar atentos aos dias e horários de interdições de ruas para as encenações.

Em Santo Antônio, haverá interdição total das ruas Ludovico Pavoni e Leôncio Nunes e também da rodovia Serafim Derenzi, no trecho entre as ruas Soldado Manuel Furtado e Ernesto Bassini, das 9 horas de sexta-feira (19) até as 2 horas de sábado (20).

No Romão, haverá interdição total da rua Ormando de Aguiar, entre as ruas Eulália Moreira e Aristóteles Silva Santos, das 14 às 23h59 de sexta (19).

André Sobral
Auto da Paixão de Cristo da Basílica de São Pedro
Auto da Paixão de Cristo de Santo Antônio narrará a saga de Jesus e emociona o público na escadaria da Basílica
André Sobral
Auto da Paixão de Cristo da Basílica de São Pedro
Show pirotécnico marca a encenação na Basílica de Santo Antônio

Voltar ao topo da página