Notícias

Parque da Fonte Grande: plantas que ameaçam espécies nativas são retiradas

Publicada em 17/04/2019, às 08h00

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Semmam realiza combate a espécies exóticas no Parque da Fonte Grande
Equipe da Semmam realiza combate a espécies exóticas no Parque da Fonte Grande

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) está realizando no Parque da Fonte Grande o combate às chamadas espécies exóticas, plantas que não são nativas da Mata Atlântica e que ameaçam os exemplares que crescem no local. A ação é realizada pela equipe do parque, vinculada à Coordenação Administrativa de Unidades de Conservação.

As espécies exóticas geralmente apresentam crescimento rápido e se aproveitam da alta incidência de luz solar proporcionada pelo efeito de borda das trilhas e estradas e não possuem predadores naturais na Mata Atlântica.

O principal impacto das espécies exóticas é a competição direta com as nativas, o que impede a germinação de sementes e sufoca plântulas jovens, impedindo assim a regeneração natural da vegetação. Além disso, reduzem os habitats e as fontes de alimentos para a fauna, gerando um desequilíbrio ecológico nas áreas afetadas.

As ações envolvem a retirada manual das exóticas; a destinação adequada de seus resíduos, a fim de impedir sua regeneração; o plantio de espécies nativas arbustivas e arbóreas, a fim de recuperar as áreas afetadas; e o monitoramento das áreas limpas e das mudas plantadas.

O combate a espécies exóticas é um passo fundamental para conservação e manejo do mais importante remanescente de Mata Atlântica no coração de Vitória.

As principais espécies exóticas observadas no Parque da Fonte Grande são Capim Colonião (Panicus maximus), Zebrina (Tradescantia zebrina), Bambu japonês (Pseudosasa japônica), Jiboia (Epipremnum pinnatum), Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata) e Leitera (Euphorbia heterophylla).


Voltar ao topo da página