Notícias

Dia Mundial da Criança lembra Dia da Consciência Negra com alunos no Mucane

Publicada em 20/11/2017, às 13h24 | Atualizada em 20/11/2017, às 14h27

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Dia Mundial da Criança Visita ao MUCANE
Estudantes que participam do Dia Mundial da Criança fizeram visita ao Mucane nesta manhã
Carlos Antolini
Dia Mundial da Criança Visita ao MUCANE
Ação no Mucane marcou a conscientização sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra foi lembrado pelos estudantes da rede municipal de ensino que estão participando do Dia Mundial da Criança, nesta segunda-feira (20). O Museu Capixaba do Negro (Mucane), no Centro, recebeu a visita de 14 alunos, todos acompanhados de secretários municipais. 

Foi a primeira agenda dos estudantes, que participam da administração municipal por um dia. Eles foram recepcionados pelas monitoras do museu, que explicaram a importância da data, que é resultado da luta de várias personalidades negras pela igualdade racial. 

Os alunos ficaram empolgados, como a aluna Letícia Simões Correia, de 11 anos, que é aluna do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath (Antônio Honório). "Eu acho muito legal comemorar este dia porque lembra a luta do Zumbi dos Palmares, que foi muito importante para o nosso povo", disse a aluna, que é "secretária mirim" de Cultura nesta segunda (20). 

Ana Luíza Oliveira Lima, de 13 anos, que é aluna do 7º ano da Emef Adevalni S. Ferreira de Azevedo (Jardim Camburi) e também cumpria agenda na Secretaria Municipal de Cultura (Semc), não escondia a felicidade. "Eu gosto muito de cultura, teatro, dança e política. Eu quero muito poder votar".

Carlos Antolini
Dia Mundial da Criança Visita ao MUCANE
Letícia lembrou a importância de Zumbi dos Palmares na luta pela igualdade racial
Carlos Antolini
Dia Mundial da Criança Visita ao MUCANE
Ana Luíza Oliveira Lima ressaltou que gosta muito de cultura, teatro e dança

Wesley Santos, de 15 anos, que é aluno da 8ª série da Emef Maria Stella de Novaes (Grande Vitória), visitou o Mucane acompanhado do secretário municipal de Esportes e Lazer, Wallace Valente. Ele salientou que gosta muito de praticar exercícios físicos. "Jogo vôlei no clube e gosto muito. Quero muito ver como é a Secretaria de Esportes".

Também estiveram presentes no Mucane secretários e alunos das secretarias de Cultura (Semc), Assistência Social (Semas), Saúde (Semus), Educação (Seme), Segurança (Semsu) e Esportes e Lazer (Semesp), além do vice-prefeito, Sérgio Sá.

Unicef

Para celebrar o Dia Mundial da Criança, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) está promovendo globalmente a ação #criançasnocontrole e, em Vitória, é realizada em parceria com a Prefeitura, com o tema #somostodosprefeitos.

No decorrer do dia, estudantes de diferentes bairros irão participar da administração municipal por um dia, cumprindo a agenda do prefeito Luciano Rezende e do vice-prefeito, Sérgio Sá, além dos secretários de Educação, Adriana Sperandio; Saúde, Cátia Lisboa; Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Tyago Hoffmann; Central de Serviços, Leonardo Gonçalves; Assistência Social, Iohana Kroehling; Esportes e Lazer, Wallace Valente; Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo; Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Luiz Emanuel Zouain; Cultura, Francisco Grijó; Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro; Segurança Urbana, Fronzio Calheira; e Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini.

Carlos Antolini
Dia Mundial da Criança Visita ao MUCANE
Wesley Santos estava atuando como "secretário mirim" de Esportes e Lazer
Carlos Antolini
Dia Mundial da Criança Visita ao MUCANE
Alunos aproveitaram para tirar fotos de trabalhos expostos no Mucane

Voltar ao topo da página