Notícias

Voluntários da Defesa Civil de Vitória recebem certificados de capacitação

Publicada em 25/09/2019, às 18h15

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação PMV
Entrega de certificados da capacitação de voluntários para Defesa Civil
A Defesa Civil de Vitória é pioneira em ações de proteção no Estado
Divulgação PMV
Entrega de certificados da capacitação de voluntários para Defesa Civil
Os voluntários receberam certificados e já estão capacitados para atuar

A Defesa Civil de Vitória, pioneira em ações de proteção no Estado, concluiu mais uma etapa rumo ao desenvolvimento da coletividade na sociedade. Na noite desta terça-feira (23), voluntários da capacitação para atuação nos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdec´s) receberam seus certificados e estão aptos para atuar em suas comunidades.

"A Defesa Civil da Prefeitura de Vitória acaba de capacitar muitos voluntários para a grande e nobre função de defesa civil. Acabamos, agora, de precisar da atuação da Defesa Civil num incêndio ocorrido na nossa cidade. Nesses momentos em que precisamos da ação da Defesa Civil, ter pessoas capacitadas, que conheçam como atuar, é fundamental. Por isso, a capacitação desse novo grupo vem reforçar o trabalho muito bem feito da Defesa Civil da Prefeitura de Vitória. Sejam muito bem vindos!”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

“O voluntário capacitado é o elo entre o poder público e a comunidade. É o olhar da Defesa Civil dentro daquele ambiente e em cenários de risco. Em Vitória essa ação é relevante uma vez que temos aproximadamente 6500 pessoas vivendo em áreas de risco. Por isso a necessidade dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, nos quais vocês aqui estão aptos a atuarem”, disse o coordenador da Defesa Civil de Vitória, Jonathan Jantorno.

A cerimônia de entrega dos certificados, que aconteceu no auditória do Palácio Municipal, em Bento Ferreira, contou com o major Rassele, representante do Corpo de Bombeiros, instituição parceira da Prefeitura de Vitória na realização desta capacitação e em outras ações de proteção.

“A Defesa Civil de Vitória se destaca no Estado pela sua atuação. Vocês aqui estão de parabéns por se colocarem à disposição da Defesa Civil para atuar em situações de risco para ajudar a comunidade. As forças de proteção necessitam do apoio de voluntários para completar esse ciclo e realizar ações”, pontuou o major Rassele.

Voluntariado

Atuando no voluntariado desde 2003, o líder comunitário Lindiomar Teodoro, conhecido como Coco, representou todos os voluntários. “Considero fundamental o trabalho dos voluntários porque podemos ajudar a todos da cidade de Vitória. Eu comecei como voluntário em 2003 e tivemos algumas vitórias em nossa comunidade com a atuação do voluntariado”, enfatizou.

Capacitação

A capacitação dos voluntários dos NUPDEC’s foi dividida em cinco módulos: conhecendo a Defesa Civil; risco geológico; risco estrutural; educação ambiental e fiscalização; e primeiros socorros e combate a incêndios.

Com o objetivo de envolver a população na prevenção de desastres, Vitória conta com os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs). Os núcleos, formados por moradores dos próprios bairros, auxiliam a Defesa Civil desde o planejamento até a execução de ações.

“Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil têm por objetivo envolver as comunidades situadas em áreas de risco no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos, incentivando a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sob a ótica da minimização dos desastres”, disse Jantorno.

Leonardo Silveira
Capacitação Defesa Civil de Vitória e Corpo de Bombeiros
Durante a formação, os voluntários também tiveram orientações sobre incêndio (ampliar)
Leonardo Silveira
Capacitação Defesa Civil de Vitória e Corpo de Bombeiros
Os voluntários agora estão preparados para atuar em suas comunidades (ampliar)

Voltar ao topo da página