Notícias

Vivência no Parque Baía Noroeste vai inspirar mulheres na produção de artesania

Publicada em 27/09/2023, às 18h30 | Atualizada em 27/09/2023, às 18h39

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


André Sobral
Projeto Fazendo Arte
Peças produzidas por participantes do Projeto Fazendo Arte. (ampliar)
André Sobral
Projeto Fazendo Arte
Peças produzidas por participantes do Projeto Fazendo Arte. (ampliar)

Mulheres do Projeto Fazendo Arte terão um encontro com o ambiente manguezal, no Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes, conhecido como Parque Baía Noroeste, na região da Grande São Pedro. A vivência, que ocorre nesta quita-feira (28) conclui a série de diálogos ambientais acerca dos ecossistemas marinho, praial e manguezal, realizada desde junho e que inspirou a produção de peças artesanais para a coleção "Estuário: Pela vida do encontro entre o rio e o mar".

A nova coleção será lançada no próximo mês e estará composta por acessórios femininos e de decoração, únicos e exclusivos, utilizando técnicas como crochê, macramê, tricô, bordado, costura, entre outras artes manuais. 

De acordo com Mônica Rezende, coordenadora do Projeto Fazendo Arte, a coleção vai resgatar a história de vida das mulheres que nasceram ou foram criadas na Grande Vitória. "Esses ecossistemas exercem forte influência no cotidiano das famílias da região, seja para o sustento, através da pesca ou da cata do caranguejo e do siri, seja pelo lazer na orla", diz.

Fazendo Arte

O Fazendo Arte é realizado com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). 

A nova coleção contou com a assessoria dos educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). 

"Ficamos muito felizes com a ideia da coleção Estuário, um projeto que fala dos ecossistemas tão importantes para nossa cidade. Para enriquecer ainda mais, fizemos a parceria com a Semmam, que atua na preservação do manguezal e das praias, e que veio colaborar de uma forma criativa e inspiradora com essa coleção", diz a gerente de Qualificação Profissional da Semcid, Thalyta Coutinho.

Integração ambiental

A proposta da coleção está em sintonia com a temática da moda circular, uma das propostas de atuação do Instituto Américo Buaiz (IAB). O IAB vai viabilizar um espaço no Shopping Vitória para a divulgação e a venda dos produtos das artesãs.

O Projeto Fazendo Arte é realizado pelo Instituto Bem Brasil. Por meio de oficinas gratuitas de técnicas artesanais, atende a cerca de 130 mulheres da Região Central da cidade, trabalhando conceitos como consumo consciente, moda, sustentabilidade, empreendedorismo e empoderamento, resultando em qualificação, fomento à inovação e geração de renda.

Projeto Fazendo Arte

Voltar ao topo da página