Notícias
Vivência no Parque Baía Noroeste vai inspirar mulheres na produção de artesania
Publicada em 27/09/2023, às 18h30 | Atualizada em 27/09/2023, às 18h39
Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mulheres do Projeto Fazendo Arte terão um encontro com o ambiente manguezal, no Parque Dom Luiz Gonzaga Fernandes, conhecido como Parque Baía Noroeste, na região da Grande São Pedro. A vivência, que ocorre nesta quita-feira (28) conclui a série de diálogos ambientais acerca dos ecossistemas marinho, praial e manguezal, realizada desde junho e que inspirou a produção de peças artesanais para a coleção "Estuário: Pela vida do encontro entre o rio e o mar".
A nova coleção será lançada no próximo mês e estará composta por acessórios femininos e de decoração, únicos e exclusivos, utilizando técnicas como crochê, macramê, tricô, bordado, costura, entre outras artes manuais.
De acordo com Mônica Rezende, coordenadora do Projeto Fazendo Arte, a coleção vai resgatar a história de vida das mulheres que nasceram ou foram criadas na Grande Vitória. "Esses ecossistemas exercem forte influência no cotidiano das famílias da região, seja para o sustento, através da pesca ou da cata do caranguejo e do siri, seja pelo lazer na orla", diz.
Fazendo Arte
O Fazendo Arte é realizado com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio da Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
A nova coleção contou com a assessoria dos educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
"Ficamos muito felizes com a ideia da coleção Estuário, um projeto que fala dos ecossistemas tão importantes para nossa cidade. Para enriquecer ainda mais, fizemos a parceria com a Semmam, que atua na preservação do manguezal e das praias, e que veio colaborar de uma forma criativa e inspiradora com essa coleção", diz a gerente de Qualificação Profissional da Semcid, Thalyta Coutinho.
Integração ambiental
A proposta da coleção está em sintonia com a temática da moda circular, uma das propostas de atuação do Instituto Américo Buaiz (IAB). O IAB vai viabilizar um espaço no Shopping Vitória para a divulgação e a venda dos produtos das artesãs.
O Projeto Fazendo Arte é realizado pelo Instituto Bem Brasil. Por meio de oficinas gratuitas de técnicas artesanais, atende a cerca de 130 mulheres da Região Central da cidade, trabalhando conceitos como consumo consciente, moda, sustentabilidade, empreendedorismo e empoderamento, resultando em qualificação, fomento à inovação e geração de renda.