Notícias

Vitória vai sediar evento internacional de cidades inteligentes

Publicada em 23/12/2019, às 12h07

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Flávio Almeida
Reunião sobre eventos da cidade inteligente
Prefeito se reuniu com representantes do Governo do Estado, da Findes e empresários para apresentar o Smart City Business Fórum Vitória (ampliar)
Leonardo Silveira
Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) à noite
Vitória é reconhecida por implantar ações que tornam a cidade cada vez mais inteligente e por seu ambiente favorável a negócios

Nos dias 25 e 26 de março, Vitória vai sediar um dos principais eventos de negócios para cidades inteligentes no País. Trata-se do Smart City Business Fórum Vitória (SCBFV), que reunirá líderes, gestores e agentes governamentais e da iniciativa privada para discutir o tema “Como as Cidades Inteligentes estão revolucionando os negócios”.

Na última semana, o prefeito Luciano Rezende se reuniu com representantes do Governo do Estado, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e empresários para apresentar o evento e destacou que o mesmo representa a consolidação e o reconhecimento de Vitória como cidade inteligente.

"O Governo que não for ‘reto’ - rápido, eficiente, transparente e online – morre. A Vitória inteligente é um caminho sem volta, não importa quem será o futuro prefeito. Temos que ir por este caminho: inovação, tecnologia, cidade inteligente, startups, Fábrica de Ideias, Parque Tecnológico. Desse modo, é fundamental a participação dos empresários nesse evento, que é o mais importante nesses oito anos de gestão, com estandes promovendo oficinas e apresentando os trabalhos que estão sendo feitos com a lógica de cidades inteligentes", afirmou.

Vocações

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, destaca a importância da participação do setor produtivo no evento e a expectativa de que o município seja cada vez mais reconhecido como cidade inteligente no país e no mundo.

"Vitória vai receber um evento internacional que trata das vocações da cidade, que são inovação e empreendedorismo, setores em que a capital está sempre muito bem posicionada. E nada mais justo do que ter um evento desse porte para tratar tecnicamente o desenvolvimento dessas atividades. Tivemos uma reunião com representantes de diversos setores de inovação do Estado e ficamos muito satisfeitos em ver que todos estão empenhados e querem fazer de Vitória e do Espírito Santo referência na área de inovação e no desenvolvimento de negócios no Brasil e no mundo. Estamos muito satisfeitos de participar da organização desse evento e temos certeza que Vitória vai fazer história, mostrando para o Brasil o que a nossa cidade tem de melhor em termos de stastups e de desenvolvimento de negócios e inovação", disse.

O Smart City Business Fórum Vitória (SCBFV) será uma realização do SCBA, em parceria com a CDV e a Prefeitura de Vitória.

Atração de negócios

O presidente global do Instituto Smart City Business America (SCBA), Leopoldo de Albuquerque, destacou que Vitória é uma das cidades mais bem posicionadas em todos os rankings de qualidade de vida e atração de negócios no Brasil.

“Vitória é percebida como uma das melhores cidades para se fazer negócios e, em julho deste ano, foi premiada pelas ações desenvolvidas nesse sentido durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019. É uma cidade inteligente que se destaca por toda cultura que criou para permitir a abertura de negócios e, principalmente, por criar na cidade uma qualidade de vida que poucas cidades no País têm. No evento, serão apresentadas visões diversas de especialistas em negócios de várias cidades mundiais que são referência na atração de negócios e percebidas como bons lugares para se viver”, adiantou.

Exemplo

A secretária estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Cristina Engel de Avarez, parabenizou as conquistas da capital. "É um orgulho muito grande ver as conquistas que Vitória tem alcançado e que servem de exemplo para todos. Quando a gente fala em inteligência na cidade, que além de possibilitar ter a cidade na palma da mão e a melhoria na qualidade de vida do cidadão em diversas áreas, ela permite também um melhor direcionamento dos investimentos púbicos”, destacou.

Protagonismo

O vice-presidente da Findes, Luciano Raizer, também destacou a importância do protagonismo de Vitória. "Temos que celebrar as várias conquistas que Vitória tem e que a figura como uma das melhores cidades do País em diversas áreas, além de ser um exemplo de cidade inteligente, com uma série de soluções tecnológicas que tem proporcionado melhorias na saúde, educação, qualidade de vida e segurança. Temos que propagar para o País e para o mundo que nós somos a melhor cidade do Brasil”, disse.

Cidade inovadora

O presidente da Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON), Emílio Augusto Barbosa, também destacou a importância do evento para o setor. “A cidade está se transformando numa cidade inovadora e empreendedora. Trazer um evento desse porte, em que a gente pode mostrar para o mundo o que as empresas de tecnologia capixabas estão fazendo nesse setor, é uma oportunidade sensacional”, disse.


Voltar ao topo da página