Notícias

Vitória tem programação especial no Dia da Árvore

Publicada em 21/09/2022, às 18h00 | Atualizada em 21/09/2022, às 18h04

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Carlos Antolini
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore. (ampliar)
Carlos Antolini
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore. (ampliar)

Nesta quarta-feira (21) é comemorado o Dia da Árvore. Para lembrar da importância da preservação do meio ambiente, florestas em geral e com o objetivo de sensibilizar a população a respeito desse importante elemento da natureza, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) preparou uma programação especial.

As atividades tiveram início na manhã desta quarta-feira (21), com a ação do Programa Vix Flora "É Vitória Plantando a Cidade do Futuro e Cultivando Vidas no Presente", que consistiu no plantio de 60 mudas de vegetação de restinga no Parque Alfonso Pastore, na Mata da Praia, durante a manhã.

Foram plantados exemplares de Biribá da Restinga, Batina da restinga, Trevo da restinga, Camboatã, Guapira e Maçã da Praia.

"O objetivo dessas atividades é levar consciência ambiental para nossos estudantes e para a população em geral sobre a preservação desse ecossistema tão importante presente em nosso território. As ações integram o Vix Flora, que é a maior política pública na área ambiental de Vitória. Trata-se de um programa de gestão ambiental que envolve planejamento, parcerias e organização de equipes técnicas", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Participaram da ação estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Octacílio Lomba, Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo e Maria Madalena de Oliveira Domingues.

"Eu achei muito importante que esteja dentro da nossa educação aprender a conviver com as árvores, a cuidar, a plantar árvores. É uma coisa que a gente vai precisar no futuro. Aprendi várias coisas, aprendi sobre a resina da árvore medicinal amescla, foi muito legal". Disse Rafaela Gatti Nataniel, estudante do 6º ano da Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues.

"Aprendi várias coisas legais sobre as árvores, aquela que tem a resina medicinal. Plantei árvore, vi como é o processo de se plantar e foi muito legal aqui". Ressaltou Ana Carolina da Silva, 7º ano da Emef Maria Madalena

"Achei muito importante q gente vir aqui, conhecer o ecossistema da restinga. É muito importante conhecer e preservar a restinga, que não tem tanto mais. O espaço de preservação é muito importante, tem animais específicos que moram aqui. Tem toda uma ação a gente plantar, a gente já cresce com uma ideia mais sustentável". pontuou Laura Oliveira Motta, 7º ano da Emef Maria Madalena.

Dia da Árvore 2022

Educação Especial

O dia 21 de setembro também celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Alunos que são atendidos pela Educação Especial no Emef Octacílio Lomba, em Maruípe, vivenciaram e sentiram de perto a emoção e a alegria do contato com a natureza.

"Eu gostei de plantar as árvores, plantei várias", contou o estudante do 4º ano Arthur Angeli do Nascimento, da Emef Octacílio Lomba, em Maruípe.

"Eu adorei! Plantei árvore, fiz um montão de coisa legal. Aprendi que as árvores precisam sobreviver, elas fazem bem para os animais e para os outros seres vivos. As pessoas não podem jogar lixo no lugar errado, tem que proteger a natureza e plantar mais árvores, e não pode colocar fogo nos parques", afirmou a estudante Ana Clara Herzog de Rezende, também do 4º ano da Emef Octacílio Lomba.

"Aprendi que não pode jogar lixo no chão, senão ele chega no mar, e os animais morrem. Tem que cuidar de todos os bichos. É tão bom viver com a Natureza e os seres vivos, é muito bom proteger a restinga. Se a gente derrubar uma árvore, que tem um animal dentro, ele pode morrer. Queria falar para todo mundo que aprendi a cuidar da restinga", Gustavo Araújo Coutinho, da mesma turma.

No sábado (24), a partir das 9 horas, a ação tem continuidade com o plantio de mais 59 mudas na Praça da Criança, na Ilha do Príncipe. Serão plantadas mudas de Ipê Branco, Pau Ferro, Jatobá, Carobinha e Aderne.

As ações do Dia da Árvore são uma parceria da Semmam com a Secretaria de Educação (Seme) e a empresa MedSênior.

Vix Flora

Lançado em 21 de setembro de 2021 (Dia da Árvore), o programa Vix Flora prevê a recuperação florestal de cerca de 225 hectares (cerca de 225 campos de futebol) em áreas como unidades de conservação, parques urbanos, toda a orla da capital e regiões ou bairros pouco atendidos com arborização urbana.

O programa visa ao plantio de, aproximadamente, 370 mil árvores, uma por habitante da cidade, todas espécies nativas dos diferentes ecossistemas da Mata Atlântica (restingas, manguezais, apicuns, matas de encostas, entre outras formações) existentes na capital.

Criado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na gestão do prefeito Lorenzo Pazolini, o programa faz parte do pacote de R$ 1 bilhão de investimentos da capital.

Carlos Antolini
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore. (ampliar)
Carlos Antolini
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore
Dia da árvore Parque Padre Alfonso Pastore. (ampliar)

Voltar ao topo da página