Notícias

Vitória tem melhoras expressivas em resultados de balneabilidade

Publicada em 05/06/2021, às 13h12 | Atualizada em 05/06/2021, às 13h13

Por Renata Zacaroni, com edição de Renata Zacaroni

Com a colaboração de Felipe Mansur


  • Água potável e saneamento

Leonardo Silveira
Placa de Balneabilidade na Guarderia
Em Vitória, dos 21 pontos de orla monitorados entre Jardim Comburi e a Ilha do Boi, 20 estão próprios para banho.
Jansen Lube/PMV
Ordem de Serviço obra de drenagem e esgoto da praia da Guarderia
As obras no sistema de drenagem da Praia da Guarderia estão em fase final. (ampliar)

Uma boa notícia às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no sábado (5). Dos 21 pontos de orla monitorados entre Jardim Comburi e a Ilha do Boi, 20 estão próprios para banho. Apenas o Ponto 09, na altura de Jardim da Penha, que é interditado, não é indicado para recreação.

A Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) monitora, permanentemente, o trecho de orla. Semanalmente, são coletadas amostras de águas nos referidos pontos e feitas análises laboratoriais para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. O resultado da balneabilidade vale até o próximo dia 10.

Entre as ações para melhorar a balneabilidade em Vitória estão a intervenção no sistema de drenagem da Praia da Guarderia, o reforço na fiscalização de ligações irregulares de esgoto e ações de limpeza da Baía de Vitória. Só na última semana, foram retiradas 170 toneladas de lixo da baía e regiões de mangue.

Obra garante Praia da Guarderia própria para banho pela sexta vez seguida

Desde o início da intervenção no sistema de drenagem da Guardeia (Pontos 12 e 12A), na Curva da Jurema, no dia 23 de abril, a praia vem sendo classificada como “Local próprio para banho”, bandeira verde. É a sexta semana seguida de resultados positivos.

As obras estão em fase final e consistem na instalação de um duto que conduz as águas da elevatória de águas pluviais (que é uma estação de bombeamento para retirar águas de região baixa) à elevatória de esgoto, ambas na avenida Saturnino de Brito, retirando, assim, o lançamento irregular de esgoto no local, que hoje chegava à praia pela rede de drenagem municipal. A destinação final é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, no bairro Joana D´Arc.


Voltar ao topo da página