Notícias

Vitória recebe profissionais de referência em PICS do município de Serra

Publicada em 06/03/2024, às 16h25 | Atualizada em 06/03/2024, às 16h31

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

André Sobral
Visita técnica saúde da Serra para conhecer Pics de Vitória
Visita técnica de profissionais de saúde da Serra para conhecer Pics de Vitória. (ampliar)
André Sobral
Visita técnica saúde da Serra para conhecer Pics de Vitória
Visita técnica de profissionais de saúde da Serra para conhecer Pics de Vitória. (ampliar)

Nesta quarta-feira (6), Vitória recebeu a visita técnica da equipe das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do município de Serra. O objetivo do encontro foi, além de trocar experiências, compartilhar com a equipe como a capital oferta as PICS para seus moradores.

"Vitória é referência em promoção e prevenção à saúde, tem se preocupado com a saúde do trabalhador, inaugurando o Espaço Girassol, além de possuir modelos de PICs já instituídos e consolidados como as hortas comunitárias e os jardins terapêuticos. Saímos daqui com muitas ideias, inspirados e fortalecidos para implantar muitos projetos", afirmou a gerente de Gestão da Educação na Saúde de Serra, Elaine dos Santos Montarroyos.

A médica e referência técnica em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Vitória (PICs), Henriqueta Sacramento, destacou a parceria que os equipamentos de saúde entre os municípios desenvolvem visando o bem-estar da população. "Dentre os princípios do Sistema Único de Saúde, o SUS, está o da universalidade. Por isso, ao apoiar nosso município vizinho, de onde tantas pessoas saem para circular em Vitória e para onde tantos moradores de Vitória também vão transitar, é uma forma de fortalecermos ao final, o próprio SUS ", disse Henriqueta.

Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, a equipe de saúde do município se orgulha de poder compartilhar seus conhecimentos e projetos de sucesso. "Acreditamos que o conhecimento precisa ser aplicado e disseminado para dar frutos. E é com trocas como essas que enriquecemos nossos pontos de vista e avançamos em políticas públicas mais eficazes para a população. Por isso, sempre que Vitória é convocada para compartilhar seus trabalhos, estamos ao lado das equipes, apoiando e incentivando esse processo", definiu Magda.

PICS em Vitória

As Práticas integrativas e Complementares (PICs) propõem o reposicionamento da pessoa como centro do paradigma médico buscando meios menos caros e tecnologias leves com igual ou maior eficácia nas situações comuns de adoecimento, estimulando a construção de uma medicina que fortalece a autonomia do paciente e o autocuidado, que tenha como foco a promoção da saúde.

A inclusão da PICS nas ações de estratégias de atenção em Saúde da Família, Promoção da Saúde e Humanização, está de acordo com os princípios de universalidade, integralidade e equidade que estruturam o Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Vitória, todas as 29 unidades de saúde oferecem tratamentos com prescrição de medicamentos fitoterápicos e dispensação nas farmácias dos serviços de saúde.

Há Jardins Terapêuticos ou Jardins Medicinais em diversas unidades de saúde e em Centros de Atenção Psicossocial (Caps) utilizados pelos profissionais de saúde para estimular o autocuidado, a autoestima, a integração entre os usuários e os servidores, além de estimular os cuidados integrativos e naturais.

Em Vitória também são oferecidas consultas de homeopatia e acupuntura realizadas por médicos especialistas no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CMEV). Para ser atendido, o paciente precisa ser encaminhado pela sua unidade de saúde de referência.

Informações sobre essas e outras PICS podem ser encontradas no portal da Prefeitura de Vitória.


Voltar ao topo da página