Imprensa
Vitória realiza o 2º Seminário de Prevenção ao Comportamento Autolesivo e Promoção da Saúde
Publicada em | Atualizada em
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Thyago Oliveira

A segunda edição do Seminário de Prevenção ao Comportamento Autolesivo ocorreu nesta quinta-feira (25), como parte das ações em alusão ao Setembro Amarelo. O evento foi realizado no auditório da Escola Técnica do SUS de Vitória (Etsus).
Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), o encontro contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, residentes de medicina, preceptores, estudantes e docentes de Instituições de Ensino Superior e Formadoras do Espírito Santo (ES); além de profissionais que atuam em outros serviços públicos de saúde, educação, cidadania e direitos humanos da rede intersetorial no ES.
Durante a abertura do Seminário, a diretora da Etsus-Vitória, Josenan de Alcântara Almeida Costa, parabenizou a atuação da coordenação técnica e pedagógica das ações educativas em Saúde Mental, Jaciara Romualdo, pedagoga da Etsus, e Rodrigo Scarabelli, referência técnica em Saúde Mental da Semus. Ela também realçou os esforços conjuntos das equipes da Semus para fortalecer as ações em saúde mental e promover reflexões e trocas de conhecimentos.
"Esse é um tema que sensibiliza todo mundo e creio que estamos aqui buscando construir esse caminho de cuidado, provocando reflexões e trocas de conhecimentos. E nesse sentido, a Etsus cumpre o seu papel como espaço de reflexão, de construção de pontes, de local para a busca de soluções para o desafio, especialmente diante desse tema, que desafia a todos nós enquanto profissionais de saúde, mas, sobretudo, enquanto pessoas", afirmou Josenan.
O psicólogo, referência em Saúde Mental da Semus Vitória, e um dos organizadores do evento, Rodrigo Scarabelli, disse que após a realização do primeiro Seminário, em 2024, a rede municipal de saúde de Vitória promoveu uma série de ações formativas para as equipes buscando alcançar o máximo de profissionais dos serviços de saúde da Semus. Com esse objetivo, foram realizadas 65 oficinas sobre a Linha de Cuidado, chegando a cerca de 1.600 trabalhadores das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Segundo Rodrigo, houve ainda um trabalho de tutoria no espaço dos colegiados gestores das UBS para apoiar mudanças nos processos de trabalho e cuidado. Além disso, a Educação Permanente inseriu a primeira turma do curso "Capacitação em Luto e Primeiros Cuidados na Atenção Primária" (em parceria com a Etsus e Ufes) dentre seus cursos e incluiu esse tema no curso "Linhas de Cuidados às Pessoas em Situação de Violência" (em parceria com as Gerências de Vigilância em Saúde, Atenção à Saúde e Etsus).
"É importante destacar que as ações formativas são fundamentais para implementarmos de fato a Linha de Cuidado às pessoas com comportamento suicida, formações que vêm encontrando muita adesão entre os profissionais de saúde de Vitória", salientou o psicólogo.

Palestras
O Seminário trouxe para as palestras profissionais com sólido conhecimento e experiência no tema. No primeiro momento, Solange Drumond Lanna, referência técnica do Núcleo de Prevenção à Violência de Vitória (Nuprevi), apresentou um resumo do panorama epidemiológico da Vigilância das Violências Autoprovocadas e o Cuidado em Rede em Vitória.
Em seguida, Indira de Paula Nunes Pinto, médica psiquiatra e professora de Psiquiatria do Internato de Medicina de Família e Comunidade, com práticas de matriciamento em saúde mental na Estratégia de Saúde da Família, apresentou a palestra "Matriciamento em saúde mental: um modo de cuidado colaborativo e de prevenção ao suicídio na Atenção Básica".
A terceira palestra do Seminário trouxe o tema "Luto após um suicídio - posvenção: ações de cuidado e prevenção na saúde", conduzida por Luciana Bicalho Reis, Drª em Psicologia, professora do Departamento de Psicologia da Ufes e coordenadora do Projeto Acolhedor (voltado a pessoas enlutadas).
Projeto Estruturante
O Seminário compõe o elenco de ações promovidas pela Semus, a partir do Projeto Estruturante Saúde Mental em Vitória, que tem, dentre outros objetivos, a implantação da Linha de Cuidado a Pessoas com Comportamento Suicida, a prevenção das violências autoprovocadas e a gestão do cuidado.
O Projeto é fruto do planejamento integrado entre a Gerência de Atenção à Saúde (GAS) e a Escola Técnica do SUS de Vitória (Etsus) desde 2023, em parceria com outros setores e serviços da rede Semus. A Coordenação Técnica e Pedagógica do Projeto é também realizada por técnicos da GAS/Área Técnica de Saúde Mental e da Etsus -Vitória.