Prefeitura de Vitória

Atalhos de teclado:

Vitória realiza a 4ª Conferência Municipal de Direitos Humanos neste sábado (13)

Publicada em | Atualizada em

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Leonardo Silveira
Fachada do Centro de Cidadania e Direitos Humanos "Zumbi dos Palmares" - Casa do Cidadão

Vitória será palco de um dos encontros mais significativos para a construção coletiva de políticas públicas na cidade: a 4ª Conferência Municipal de Direitos Humanos, que acontecerá neste sábado (13), das 8h às 18h, na Casa do Cidadão, em Itararé.

Com o tema "Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas", a Conferência se constitui como um espaço plural, democrático e participativo, no qual representantes da sociedade civil, do poder público, especialistas e militantes dialogarão sobre os desafios e as possibilidades para a efetivação dos direitos humanos.

"A Conferência é um espaço que reafirma o compromisso desta gestão com a escuta, o diálogo e a construção coletiva de políticas públicas. No encontro teremos mais que um debate, será uma oportunidade para construir construir uma cidade mais justa e humana", destacou o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi.

"É com muita emoção que realizamos esta 4ª Conferência Municipal de Direitos Humanos. Reunimos aqui pessoas que acreditam, como nós, que a democracia se fortalece na participação popular e que os direitos humanos são o alicerce de uma sociedade justa", ressaltou a gerente de Cidadania e Direitos Humanos, Renata Segóvia

Propostas

Ao longo do sábado, os grupos debaterão e elaborar propostas que serão encaminhadas para a Etapa Estadual da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, reafirmando o compromisso da capital capixaba com a consolidação da democracia, a defesa da cidadania e a promoção da justiça social.

Mais do que um evento institucional, a Conferência é um chamado à participação popular. É no encontro de vozes diversas que se tece a esperança de uma cidade mais justa, igualitária e comprometida com a dignidade humana.

Participação

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link https://abrir.link/Lmaxw. Moradores de Vitória podem participar. A expectativa é reunir aproximadamente 150 participantes, que irão se dividir em seis eixos temáticos:

  • 1: Enfrentamento das Violações e Retrocessos;
  • 2: Democracia e Participação Popular;
  • 3: Igualdade e Justiça Social;
  • 4: Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos;
  • 5: Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional;
  • 6: Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos.

Etapa estadual

Para participar da etapa estadual, poderão se candidatar como delegados(as) as pessoas que residam no no Espírito Santo há, no mínimo, dois anos, comprovados por meio de comprovante de residência atual e de outro documento equivalente referente a 2 anos atrás; e que

atuem na pauta de direitos humanos há, pelo menos, dois anos, comprovados por portfólio contendo fotografias, matérias publicadas em meios de comunicação, registros em mídias sociais ou outros documentos aceitos pela Comissão Organizadora Estadual.

Todos os documentos deverão ser enviados, impreterivelmente, até as 16h do dia 15 de setembro de 2025, para o e-mail: direitoshumanosvitoriaeseira$4h064+pref.gmail.com . No ato da participação na 4ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, será obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto.

Serviço
4ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos de Vitória

Data: 13 de setembro de 2025
Horário: 8h às 18h
Local: Casa do Cidadão  (Rua Marins Alvarino, nº 60, Bairro Itararé)